Lula confirma Mercadante como presidente do BNDES e fim das privatizações; bolsa cai

direitaonline



O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) foi anunciado hoje (13) por Lula (PT) como o futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no novo governo. A confirmação foi feita durante evento de encerramento dos trabalhos de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O atual presidente do BNDES é Gustavo Montezano, que lidera o banco público desde o meio de 2019, após substituir Joaquim Levy.

Disse Lula no evento: “Vai acabar as privatizações nesse país. Já privatizaram quase tudo, mas vai acabar e vamos provar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade. Eu, Aloizio Mercadante, ouvi críticas sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é boato. O Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, disse Lula a uma plateia formada por jornalistas e centenas de integrantes dos grupos de trabalhos.

Em seguida, o petista reforçou a visão que pretende implementar no banco público. “Estamos precisando de alguém que pense em desenvolvimento, de alguém que pense em ‘reindustrializar’ esse país, em inovação tecnológica, em financiamento ao pequeno, médio e grande empresário”, disse.

Revogaço
Pouco antes de ser anunciado como futuro presidente do BNDES, Mercadante, que foi coordenador dos grupos de trabalho na transição, também fez um balanço dos trabalhos e informou que os relatórios temáticos entregues possuem 23 páginas apenas com” sugestão de normas a serem revogadas”.

“Os relatórios temáticos são riquíssimos. Os preliminares e os finais, que chegaram ontem, seguramente é o melhor ponto de partida que o ministro poderá ter para iniciar sua gestão. Só de revogaço tem 23 páginas. Estamos passando por uma peneira bem fina para avaliar cada medida e suas implicações, e agora vão para os novos ministro, que vão reanalisar o que está ali e decidir junto com o presidente o que será revogado”, disse.

Bolsa cai
O Ibovespa fechou em queda de 1,71% nesta terça-feira (13), aos 103.539 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira recuou após o anuncio feito por Lula de que Aloísio Mercadante irá ocupar a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir do próximo ano. Lula também reforçou sua contrariedade a privatizações.

A nomeação também fez o dólar subir, fechando o dia com alta de 0,07%, a R$ 5,314 na compra e a R$ 5,315 na venda. E na curva de juros futuros, os DIs para 2024 ganharam oito pontos-base, indo a 13,98%, e os para 2025, 24 pontos, a 13,65%. Os contratos para 2027 foram a 13,33%, com mais 22 pontos.

Em entrevista ao portal Info Money, Francisco Levy, estrategista-chefe da Empiricus, afirmou que o nome de Mercadante é ruim porque ele se posiciona contra privatizações. O BNDES, nos últimos anos, fez uma série de desinvestimentos, devolvendo parte dos lucros destes ao Governo Federal. Agora, a mensagem que é passada é que o banco estatal voltará a gastar mais, mesmo em um mau momento fiscal. “Precisamos de um plano de redução da dívida pública para baratear o custo do financiamento do governo e o que escutamos vai no sentido contrário, de ampliar os gastos e os custos. É por isso que há pessimismo do mercado”, contextualiza Levy.

Ao mesmo veículo de imprensa, Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, explica que a indicação de Mercadante ao BNDES coloca em xeque outra questão vista com bons olhos pelo mercado: a Lei das Estatais. “A indicação sinaliza que teremos modificações na legislação, uma vez que o Mercadante, com a letra em vigor, não consegue ocupar o cargo”, explica.

A Lei das Estatais proíbe a indicação de pessoas que atuaram em processos decisórios de partidos políticos ou em campanhas eleitorais nos últimos 36 meses ao Conselho de Administração e para a diretoria dessas empresas. Mercadante, por sua vez, foi o coordenador da última campanha presidencial de Lula e, por isso, não poderia ocupar o cargo – apesar de haver controvérsias.

E veja também: Randolfe pede que STF inclua Michelle Bolsonaro em inquérito do STF. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Agência Brasil; Info Money
Imagem: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Tribunal espanhol absolve Neymar de acusações de fraude e corrupção

A Justiça espanhola absolveu, nesta terça-feira (13), o atacante da Seleção brasileira e do PSG Neymar e outros réus em um caso de fraude e corrupção sobre sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013, depois que promotores retiraram todas as acusações no julgamento de alto nível, disse o […]