Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (10/7), da reunião do ‘Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadores e Catadoras de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis’ (CIISC), no Palácio do Planalto.
Durante discurso, o chefe do Executivo pressionou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e cobrou a presença de titulares de ministérios nas reuniões do grupo.
“Primeiro, é preciso que, quando tiver essa reunião, todos os ministros que fazem parte têm de participar, Márcio. Você tem a responsabilidade de pegar o telefone e ligar para cada ministro”, cobrou.
“Por que eu quero seriedade nisso? Porque eu quero que vocês tenham sucesso na implementação e na utilização dos recursos que foram disponibilizados hoje”, destacou. Lula também pediu o “acompanhamento sistemático” dos recursos anunciados. Assista abaixo!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu, nesta quarta-feira (10) um puxão de orelha no ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e disse que ele precisa se responsabilizar por comitê criado em evento no Palácio do Planalto nesta manhã. Lula se queixou até mesmo da sigla,… pic.twitter.com/czYC7nP4FW
— Folha de S.Paulo (@folha) July 10, 2024
Após o evento, os ministros Márcio Macêdo e Marina Silva, do Meio Ambiente, comentaram as declarações do presidente. O titular da Secretaria-Geral afirmou que essa é uma cobrança que Lula tem feito para que as ações anunciadas sejam cumpridas.
“O presidente tem dito a todos os ministros que todos os investimentos sejam monitorados para que eles possam acontecer na prática”, disse.
Já Marina Silva minimizou as críticas. “estava falando em tese, não estava se dirigindo especificamente a nenhum ministro. Estava se referindo ao fato de que ele quer, uma vez restabelecido esse conselho, que funcione no mais alto nível de prioridade que ele está colocando”, pontuou.
Programa
Luiz Inácio anunciou nesta quarta-feira (10) a retomada do ‘Programa Cataforte’, com custos de R$ 103,6 milhões por meio de editais e prioridade para as redes que têm mulheres na liderança.
Além do Cataforte, o governo e outros entes federais apresentaram um conjunto de ações voltado ao universo dos catadores, que totalizam R$ 425,5 milhões. Entre as ações, a regulamentação da ‘Lei de Incentivo à Reciclagem’; o programa de gestão de resíduos sólidos e saneamento de Itaipu Binacional e da Petrobras; e o projeto de reestruturação de organizações de catadores em municípios do Rio Grande do Sul.
O CIISC é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência em articulação com 19 ministérios, bancos públicos e estatais. O comitê tem o objetivo de coordenar a execução e realizar o acompanhamento, monitoramento e avaliação do Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadores e Pró-Catadoras. E mais: Inflação em 12 meses atinge 4,23% e se aproxima do teto da meta. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fontes: Metrópoles; EBC)