“A vinda do presidente do Brasil a Portugal está a causar grande indignação, nomeadamente depois de Lula da Silva ter sugerido que a guerra não é apenas culpa da Rússia.” É o que informa a CNN Portugal por meio de seu portal de notícias e suas redes sociais.
A vinda do presidente do Brasil a Portugal está a causar grande indignação, nomeadamente depois de Lula da Silva ter sugerido que a guerra não é apenas culpa da Rússia.
Entre os contestatários da visita de Estado estão os ucranianos que moram … https://t.co/8FcoqhdwqZ— CNN Portugal (@cnnportugal) April 17, 2023
Segundo a emissora portuguesa, entre os ‘contestatários’ da visita de Estado estão os ucranianos que moram em Portugal, que já anunciaram um protesto. Isso porque no fim de semana, o petista jogou a responsabilidade da guerra no leste europeu também à Ucrânia, Europa, Estados Unidos, além da própria Rússia. Na visão do petista, o velho continente e os americanos não deixam o conflito terminar ao fornecer material bélico ao país de Volodimir Zelensky.
A Associação dos Ucranianos em Portugal é representante da segunda maior comunidade estrangeira. Com uma população de 86 mil, os ucranianos só ficam atrás dos mais de 500 mil brasileiros que vivem no país. E Portugal é membro da Otan e Estado-membro da União Europeia, que apoia a Ucrânia na resistência à invasão russa.
Lula chega a Portugal no próximo sábado (22) semana após convite do governo português para que o petista participe das comemorações da ‘Revolução dos Cravos’ no país europeu. Clique AQUI para ver a reportagem em vídeo no site da CNN Portugal (a emissora não tem canal no Youtube).
Além da comunidade ucraniana, a direita conservadora portuguesa também se prepara para protestos contra o brasileiro. O deputado André Ventura, do partido Chega, prometeu ‘o maior protesto contra um chefe de estado em Portugal’ para Lula (PT). Nas redes sociais, Ventura convocou a manifestação para 25 de abril e disse que ‘lugar de ladrão é na prisão’.
Já temos corrupção a mais em Portugal, não precisamos de importá-la! Juntem-se a nós, frente ao Parlamento, no dia 25 de Abril, a partir das 9h. Precisamos de todos! Mesmo todos! pic.twitter.com/rCnDkDi4n2
— André Ventura (@AndreCVentura) April 15, 2023