Nesta terça-feira (6), Lula (PT) anunciou uma série de mudanças ministeriais como parte de um esforço para incluir o Partido Progressista (PP) e o Republicanos no governo em troca de apoio político.
Uma das alterações mais notáveis foi a demissão da ministra e ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, do Ministério dos Esportes. Foram quase dois meses de intensas negociações entre o Planalto e o Centrão.
No anúncio oficial, Lula também informou que o ministro Márcio França (PSB) seria realocado para uma pasta recém-criada.
Os novos ministros nomeados são os deputados André Fufuca (PP-MA), para o Ministério dos Esportes, e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), para o Ministério de Portos e Aeroportos. Ambos foram recebidos por Lula no Palácio do Planalto para o convite oficial e devem tomar posse quando o petista voltar da reunião do G20.
O governo já havia sinalizado em julho que abriria espaço para mais indicados políticos, faltando apenas a definição das pastas que seriam designadas.
Como parte das mudanças, também foi criado o “Ministério de Micro e Pequenas Empresas,” que ficará sob a responsabilidade de Márcio França, atendendo aos pedidos do PSB e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
Com as alterações anunciadas, a distribuição das pastas ficou da seguinte forma:
– Silvio Costa Filho assumirá o Ministério de Portos e Aeroportos.
– Márcio França estará à frente do Ministério de Micro e Pequenas Empresas, recentemente criado.
– André Fufuca assume o Ministério dos Esportes.
– Ana Moser deixará o governo.
As mudanças foram fruto de negociações diretas com as bancadas dos dois partidos e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com quem Lula se reuniu em várias ocasiões para discutir o assunto.
Abrir mais as portas ao Centrão foi necessário para acomodar aliados e novos apoiadores, visto que Lula buscava consolidar os partidos (que antes eram oposição) em sua coalizão governamental.
No processo de definição das pastas, houve resistência inicial do PP em relação ao Ministério dos Esportes, considerado por alguns da sigla como “pequeno”.
A ‘alternativa’ encontrada foi ‘fortalecer’ a pasta, com a intenção de concentrar parte do orçamento proveniente dos impostos que serão aplicados pelo governo federal nas apostas esportivas, conhecidas como bets.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander