Comissão da Câmara questiona governo Lula sobre ‘café com influenciadores’

direitaonline



A Comissão de Comunicação da Câmara questionou o governo Lula sobre os gastos do encontro do chefe do executivo e sua esposa, Rosângela da Silva, a Janja, com influenciadores apoiadores do governo realizado em 8 de fevereiro.

Segundo reportagem da Folha, entre os presentes no café com Lula e Janja estavam os ativistas Raull Santiago, Camila Moradia e Renê Silva, as atrizes Bárbara Paz, Luisa Arraes e Ana Hikari, o ator Caio Blat, a ex-BBB Gleici Damasceno, a DJ Jude Paula e a blogueira Rainha Matos. Os temas do encontro foram ‘resgate da democracia’ e combate às ‘fake news’.

Comandado pelo deputado federal Amaro Neto (Republicanos-ES), a ação diz: “Solicita ao Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informações a respeito do encontro do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Primeira-dama Rosângela da Silva, com influenciadores digitais e celebridades no dia 08 de fevereiro de 2023.”.

Dessa forma, diz o requerimento, “solicitamos as informações com o intuito uma melhor compreensão dos fatos noticiados: 1 – Houve a elaboração de ata de registro dos principais pontos debatidos no encontro realizado? 2 – Qual o critério utilizado na escolha dos convidados?”.

A Comissão também quer ver a lista dos convidados e dos presentes no encontro e se passagem, hospedagem e alimentação dos convidados foram custeadas com dinheiro público. Em caso positivo, o requerimento solicita detalhamento de todos os gastos, bem como o processo administrativo, contendo todos os atos, pareceres e justificativas que tramitou para a contratação dos serviços supracitados.

O Requerimento foi subscrito pelos Deputados Gustavo Gayer, Rodrigo Valadares, Julia Zanatta e Filipe Barros. Para as solicitações, os parlamentares justificam que “a referência à transparência tornou-se comum na legislação infraconstitucional mais recente, como Lei Complementar 101/00 e Lei 12.527/11.”. Clique AQUI para ver o requerimento na íntegra.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Montadora Mercedes-Benz suspende contrato de 1.200 trabalhadores

A Mercedes-Benz vai suspender temporariamente os contratos de trabalho de 1.200 metalúrgicos na planta de São Bernardo do Campo (ABC) a partir de maio. O lay-off foi aprovado pelos profissionais em assembleia na tarde dessa quinta-feira (13). O número representa 20% da mão-de-obra do local focada na produção de novos […]