Lula deve anunciar hoje linha de crédito à Argentina

direitaonline



Lula e Alberto Fernández se encontram nesta terça-feira (2). E mais do que um encontro entre dois presidentes das duas maiores economias da América do Sul, as equipes econômicas de ambos tratam de um socorro brasileiro ao país vizinho, atochado em dívidas e com inflação anual acima de 100%.

Segundo a jornalista Julia Dualibi, da Globo News, Lula pensa em linhas de crédito e até eventual uso do banco dos Brics. “Fernando Haddad e o seu par argentino, Sergio Massa, potencial candidato na eleição presidencial deste ano, também vão se encontrar. O Brasil tenta ajudar os argentinos, principalmente por meio de linhas de financiamento aos exportadores brasileiros, seja via BNDES ou bancos comerciais.”, diz a jornalista em seu blog.

A informação foi confirmada também pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, em entrevista à GloboNews. “A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas (argentinas) que importam serviços e mercadorias do Brasil”, afirmou o secretário.

Uma outra possibilidade seria o uso do banco dos Brics, agora presidido por Dilma Rousseff. Entretanto, a instituição não financia países que são de fora do grupo, formado por China, Rússia, Índia e África do Sul. “Brasil e China, no entanto, poderiam propor uma solução, alterando as regras, mas essa saída demandaria tempo. Mercadoria de que a Argentina não dispõe no momento.”, explica a jornalista.

Alberto Fernández anunciou na semana passada que não vai se candidatar à reeleição, dada a reprovação de seu nome em meio ao desastre econômico que vive a Argentina.

Sua vice, Cristina Kirchner, também não deve se oferecer ao cargo, após sua condenação a 6 anos de prisão por corrupção, o que (se acontecer) levaria muito tempo até todo se esgotarem todos os recursos. Mesmo assim, concorrer com um pedido de cadeia não ‘ajudaria’ a conseguir a maioria dos votos.

Assim, o nome governista mais próximo hoje de se lançar em uma candidatura à presidência argentina é Sérgio Massa, atual ministro da economia de Alberto Fernández. Ele também vem ao Brasil e se encontra com o ‘colega’ Fernando Haddad.

No ano passado, as exportações brasileiras para o vizinho somaram US$ 15,3 bilhões. Uma década antes, elas totalizavam quase US$ 20 bilhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A Argentina é o atual 3º maior parceiro econômico do Brasil, atrás somente de China (1º) e Estados Unidos (2º).


Fonte: G1; O Globo
Foto: Palácio do Planalto

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Malafaia detona Globo sobre ‘PL das Fake News’: “jogo sujo para enganar o povo”

O pastor Silas Malafia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, divulgou novo conteúdo criticando, agora, a postura da Rede Globo em favor da aprovação da ‘PL das Fake News’. Ele já havia compartilhado vídeo chamando o projeto de “censura”. O religioso citou uma reportagem do Fantástico que atacou […]