Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou pela primeira vez, nesta sexta-feira (1º), seu apoio público à candidata democrata Kamala Harris na eleição presidencial dos Estados Unidos.
Kamala, atualmente vice-presidente, concorre contra o candidato republicano Donald Trump, a quem Lula associou aos ataques ao Capitólio em janeiro de 2020.
“A vitória de Kamala Harris é uma escolha mais segura para fortalecer a democracia nos EUA”, afirmou Lula em entrevista ao canal francês TF1. O petista destacou que os eventos envolvendo Trump no fim de seu mandato, como o ‘6 de Janeiro’, no Capitólio, foram “impensáveis” em um país que historicamente se posiciona como modelo de democracia.
Aliado do presidente Joe Biden, Lula já havia apoiado o democrata antes de sua desistência da disputa, após questionamentos sobre sua capacidade física e mental para concorrer.
A postura de Lula, porém, desafia normas diplomáticas que recomendam neutralidade em eleições estrangeiras para evitar interpretações de interferência.
De acordo com reportagem do Estadão, em encontros reservados com parlamentares no Palácio do Planalto, Lula já havia manifestado apoio à candidatura de Kamala, segundo relatos. Em uma dessas ocasiões, teria expressado seu desejo de que “Deus queira que Kamala ganhe essas eleições.”. E mais: Deputado do PL cobra explicações da embaixada dos EUA sobre construção bilionária com 9 andares subterrâneos. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Estadão)