Lula anuncia Fernando Haddad como Ministro da Fazenda

direitaonline



Lula (PT) anunciou seus cinco primeiros ministros. Os nomes foram apresentados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, onde está instalado o gabinete de transição. Segundo o petista, os nomes de hoje foram antecipados para que possam montar as equipes. “Preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar a estrutura do governo e para que o governo comece a funcionar”, disse.

No lugar de Paulo Guedes, hoje Ministro da Economia, entra Fernando Haddad, candidato derrotado do PT ao governo de São Paulo nas eleições deste ano. A pasta de Guedes deve ser dividida em cinco, e Haddad assumirá o cargo de Ministro da Fazenda, equivalente hoje ao posto de Guedes.

“Tomei a decisão de anunciar o governo Fernando Haddad para o ministério da Fazenda. Ele tem a incumbência de ter uns dias para montar a sua equipe para já apresentar resultado antes da gente tomar posse”, disse Lula.

Haddad saiu vencedor na disputa internado do PT para o cargo. Chegaram a ser cogitados Wellington Dias, Alexandre Padilha, além de economistas liberais como Henrique Meirelles e Pérsio Arida.

Em entrevista ao Globo, o agora Ministro escolhido disse que as “prioridades” a curto prazo são resolver o “arcabouçou fiscal” e fazer uma “reforma fiscal”.

Haddad tem 59 anos, é advogado, professor de ciência política, mestre em Economia e doutor em Filosofia. Foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, durante os governo Lula e Dilma Rousseff, e até hoje é muito criticado pelas últimas posições do Brasil no Pisa, ranking internacional da educação.

Saiu do cargo para concorrer e vencer a disputa pela prefeitura de São Paulo em 2012, mas não conseguiu se reeleger, perdendo a eleição para João Dória (PSDB). Na gestão da maior cidade do país, ficou conhecido por seus quilômetros de ciclofaixas.

Dois anos depois, foi o indicado pelo PT para substituir Lula na corrida à presidência da República, em 2018, quando perdeu no segundo turno para o presidente Jair Bolsonaro. Por fim, há dois meses, foi derrotado, em primeiro turno, por Tarcísio Gomes de Freitas, para o Palácio dos Bandeirantes.

Além de Haddad, Lula anunciou mais quatro ministros:
– Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia até dezembro
– Defesa: José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais
– Justiça: Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do estado
– Relações Exteriores: Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia
Segundo Lula, os demais ministros serão anunciados na próxima semana, após a cerimônia de diplomação, agendada para a próxima segunda-feira (12).

Após anunciar os nomes, Lula disse que todos os ministros, até agora, são homens, mas prometeu mais “diversidade” na apresentação dos próximos cargos, a partir da semana que vem. “Vai chegar uma hora em que vocês vão ver mais mulheres do que homens e muitos afrodescendentes”, declarou.

Em alguns casos, os futuros titulares começaram a visitar os ministérios que comandarão. Ontem (8) pela manhã, Paulo Guedes recebeu Haddad, em Brasília, quando foi acertada uma agenda de transição. E veja também: Sergio Moro pode não assumir como Senador. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Agência Brasil; O Globo
Imagem: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro quebra o silêncio

Presidente Jair Bolsonaro, enfim, quebrou o silêncio. Pela primeira vez desde o segundo turno das eleições presidenciais, ele falou hoje com patriotas que estavam na Esplanada, em Brasília. Durante a tarde desta sexta-feira (9), ele falou: “Quem decide meu futuro são vocês. Quem decide o futuro das Forças Armadas são […]