Em visita à China, Lula fez elogios hoje (13) ao Partido Comunista Chinês, sigla partidária de Xi Jiping, presidente do país asiático. Durante encontro com o secretário-geral do Partido Comunista, Chen Jining, em Xangai, o petista afirmou: “Meu agradecimento pela boa relação entre o Partido Comunista Chinês e o meu partido, o PT”.
E prosseguiu: Eu sei que várias delegações do meu partido têm vindo à China..e no meu governo tem outros partidos que muito boa relação com a China.”, disse Lula citando em seguida o PCdoB e o PSB.
Por fim, Lula afirmou: “a nossa relação com o governo chinês não é uma relação qualquer. Quando nós reconhecemos a China como economia de mercado nós estávamos dizendo ao mundo que não queríamos que a China viesse na clandestinidade no mundo comercial, (queríamos) que a China fosse respeitada pelo que ela representa”. Assista abaixo!
Lula agradece ‘boa relação’ entre Partido Comunista Chinês e o PT.
Presidente do Brasil encontrou-se com o secretário-geral do Partido Comunista, Chen Jining, em Xangai. pic.twitter.com/IQRXgtGYEa
— Metrópoles (@Metropoles) April 13, 2023
Não é a primeira vez que Lula elogia o Partido Comunista Chinês. Em 2021, disse que a existência do PCC (Partido Comunista Chinês) faz com que a China tenha “poder e um governo fortes”.
Segundo o petista, a competência chinesa incomoda outros países desenvolvidos, como os Estados Unidos. “A China tem um partido político forte e um governo forte, porque o governo tem controle e poder de comando. O Brasil não tem isso, nem outros países”, disse ele à época.