Lula (PT) perdeu uma ação contra Luciano Hang, em razão de aviões com mensagens críticas ao petista em 2019. Cabe recurso.
O chefe do Executivo entrou com ação por, no fim de 2019, Luciano Hang postar no Twitter que pagaria aviões para voarem no litoral de Santa Catarina com mensagens patrióticas.
O empresário teria financiado a ação com as mensagens: “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”, “Lula na cadeia, eu com o pé na areia”, “Melhor que o verão é o Lula na prisão” e “Lula enjaulado é Brasil acordado”.
Lula, então, acionou Hang alegando ofensas e pediu indenização por danos morais. O Ministério Público do estado, no entanto, foi contra o pedido de indenização e a solicitação para que Hang se abstivesse de pagar por essas faixas.
O empresário argumentou à justiça que sua postagem é respaldada pela liberdade de expressão e indicou “censura prévia de Lula e o conteúdo cômico da publicação” e das mensagens nos aviões.
O magistrado argumentou que Lula é uma pessoa pública e sujeita as críticas. Para a justiça, as frases veiculadas por Hang têm “uma intenção jocosa, irônica e crítica” e ocorreram na época que o petista tinha condenações na justiça brasileira.
Hoje em balneário Camboriú, passou um avião escrito “Lula ladrão seu lugar é na prisão”, valeu @luciano_hang pic.twitter.com/xRjKRijlYG
— 🇧🇷ojsilva38🇧🇷 (@ojsilva38) November 17, 2019