Líderes mundiais reagem à volta de Trump à presidência dos EUA

direitaonline



Após o retorno de Donald Trump à Casa Branca, líderes de diversas nações expressaram nesta quarta-feira (06) seu posicionamento sobre o impacto da vitória do republicano, reforçando promessas de cooperação e alianças estratégicas com os Estados Unidos.

O retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos provocou uma onda de reações de políticos e líderes internacionais. Em declarações feitas nesta quarta-feira (06/11), muitos destacaram expectativas de colaboração e fortalecimento de laços com a nova administração.



O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro celebrou a vitória com uma citação bíblica: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Emmanuel Macron, presidente da França, parabenizou Trump e se disse pronto para “trabalhar juntos, com respeito e ambição” pelos interesses comuns.

Na Hungria, o primeiro-ministro Viktor Orbán descreveu o triunfo de Trump como “a maior reviravolta na história política dos EUA” e disse que a vitória era “muito necessária para o mundo”.



Em um tom de diplomacia cuidadosa, Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, destacou a disposição do país para uma “convivência pacífica” com os EUA, baseando as relações em “respeito mútuo e cooperação benéfica.”

Já o presidente ucraniano Volodimir Zelenski expressou gratidão pelo compromisso de Trump com a “paz pela força” e sugeriu que esse princípio pode ser um caminho para a paz na Ucrânia.



O primeiro-ministro do Reino Unido, Kier Starmer, destacou a “vitória histórica” de Trump e reafirmou os valores de “liberdade, democracia e empreendedorismo” que unem os dois países. Da mesma forma, o premiê da Índia, Narendra Modi, expressou esperança em fortalecer a parceria estratégica e promover paz e prosperidade globais em conjunto.

Binyamin Netanyahu, de Israel, saudou a vitória como um “novo começo para a América” e um “compromisso renovado” na aliança EUA-Israel.



Na América Latina, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, enviou parabéns e bênçãos a Trump. A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni também expressou otimismo, prevendo o fortalecimento de uma “relação estratégica” entre a Itália e os EUA.

O presidente da Argentina, Javier Milei, disse ser uma vitória eleitoral “formidável” de Trump. “O senhor sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”, disse Milei no X. E como já noticiado, no Brasil, Lula também parabenizou Trump e pediu um mundo com ‘mais diálogo’. Veja abaixo!

 



 

 



 

 



 

 



 



 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Gabriel Bortoleto é anunciado como piloto da Sauber, e Brasil volta ao grid da F1 após 8 anos

A Sauber anunciou Gabriel Bortoleto, de 20 anos, como piloto titular para 2025 e 2026, tornando-o o primeiro brasileiro a ocupar um cockpit na Fórmula 1 desde Felipe Massa. A equipe suíça, que se tornará o time de fábrica da Audi em 2026, aposta no jovem talento para compor a […]