Após o retorno de Donald Trump à Casa Branca, líderes de diversas nações expressaram nesta quarta-feira (06) seu posicionamento sobre o impacto da vitória do republicano, reforçando promessas de cooperação e alianças estratégicas com os Estados Unidos.
O retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos provocou uma onda de reações de políticos e líderes internacionais. Em declarações feitas nesta quarta-feira (06/11), muitos destacaram expectativas de colaboração e fortalecimento de laços com a nova administração.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro celebrou a vitória com uma citação bíblica: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Emmanuel Macron, presidente da França, parabenizou Trump e se disse pronto para “trabalhar juntos, com respeito e ambição” pelos interesses comuns.
Na Hungria, o primeiro-ministro Viktor Orbán descreveu o triunfo de Trump como “a maior reviravolta na história política dos EUA” e disse que a vitória era “muito necessária para o mundo”.
Em um tom de diplomacia cuidadosa, Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, destacou a disposição do país para uma “convivência pacífica” com os EUA, baseando as relações em “respeito mútuo e cooperação benéfica.”
Já o presidente ucraniano Volodimir Zelenski expressou gratidão pelo compromisso de Trump com a “paz pela força” e sugeriu que esse princípio pode ser um caminho para a paz na Ucrânia.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Kier Starmer, destacou a “vitória histórica” de Trump e reafirmou os valores de “liberdade, democracia e empreendedorismo” que unem os dois países. Da mesma forma, o premiê da Índia, Narendra Modi, expressou esperança em fortalecer a parceria estratégica e promover paz e prosperidade globais em conjunto.
Binyamin Netanyahu, de Israel, saudou a vitória como um “novo começo para a América” e um “compromisso renovado” na aliança EUA-Israel.
Na América Latina, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, enviou parabéns e bênçãos a Trump. A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni também expressou otimismo, prevendo o fortalecimento de uma “relação estratégica” entre a Itália e os EUA.
O presidente da Argentina, Javier Milei, disse ser uma vitória eleitoral “formidável” de Trump. “O senhor sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”, disse Milei no X. E como já noticiado, no Brasil, Lula também parabenizou Trump e pediu um mundo com ‘mais diálogo’. Veja abaixo!
Tradução:
– Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer.
– Contra tudo e…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 6, 2024
Congratulations, President @realDonaldTrump. Ready to work together as we did for four years. With your convictions and mine. With respect and ambition. For more peace and prosperity.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 6, 2024
The biggest comeback in US political history! Congratulations to President @realDonaldTrump on his enormous win. A much needed victory for the World!
— Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) November 6, 2024
Congratulations to @realDonaldTrump on his impressive election victory!
I recall our great meeting with President Trump back in September, when we discussed in detail the Ukraine-U.S. strategic partnership, the Victory Plan, and ways to put an end to Russian aggression against…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 6, 2024
Heartiest congratulations my friend @realDonaldTrump on your historic election victory. As you build on the successes of your previous term, I look forward to renewing our collaboration to further strengthen the India-US Comprehensive Global and Strategic Partnership. Together,… pic.twitter.com/u5hKPeJ3SY
— Narendra Modi (@narendramodi) November 6, 2024
Prime Minister Benjamin Netanyahu:
Dear Donald and Melania Trump,
Congratulations on history’s greatest comeback!
Your historic return to the White House offers a new beginning for America and a powerful recommitment to the great alliance between Israel and America.
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) November 6, 2024
Congratulations to the President-Elect of the United States of America, @realDonaldTrump 🇺🇸
May God bless and guide you. pic.twitter.com/kl1lr0Dwv4
— Nayib Bukele (@nayibbukele) November 6, 2024
— Javier Milei (@JMilei) November 6, 2024
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024