O líder do movimento houthi no Iêmen, Abdulmalik al-Houthi, dirigiu críticas a Joe Biden, presidente dos EUA, durante um discurso. Ele ironizou a condição de Biden como “idoso com dificuldades para subir as escadas”. Al-Houthi declarou que os recentes ataques dos EUA aos houthis resultaram no fortalecimento do exército e da tecnologia naval do grupo.
Desde novembro, os houthis têm causado perturbações no comércio entre Ásia e Europa, realizando ataques no Mar Vermelho. O grupo, que controla grande parte do Iêmen, justifica suas ações como solidariedade aos palestinos em Gaza, sob cerco e bombardeio israelense desde o conflito de outubro de 2022.
Em seu discurso, al-Houthi anunciou “passos concretos” para aprimorar as capacidades militares, destacando um “confronto militar direto” com EUA, Reino Unido e Israel. Ele incentivou boicotes em massa a produtos israelenses, citando os ataques recentes como impacto das ações houthi contra navios com vínculos a Israel no Mar Vermelho.
Questionado sobre a eficácia da campanha de bombardeio, Biden afirmou que os ataques persistirão, apesar de ainda não terem interrompido as atividades dos houthis na região (assista abaixo, em inglês). (Foto: reprodução vídeo/ Fonte: Antagonista)