O Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/23, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), proíbe o Brasil de adotar moeda comum com outros países ou organismos internacionais. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Recentemente, a imprensa noticiou que Brasil e Argentina estavam discutindo a criação de uma moeda comum do Mercosul durante a visita de Lula (PT) ao país. Para Kataguiri, o governo age de forma ideológica e sem embasamento técnico.
“É uma temeridade querer instituir uma nova moeda apenas por questões de afinidade ideológica, sem maior estudo a respeito de viabilidade técnica. É necessário que o Congresso Nacional aja a fim de evitar que o bem-estar econômico brasileiro seja colocado em risco apenas por conta de uma pauta radical do governo”, disse.
O projeto também permite ao Banco Central emitir moeda de circulação estritamente eletrônica ou moedas válidas em regiões determinadas do território nacional, com o fim de fomentar a economia local. O projeto será despachado para análise das comissões permanentes e, depois, do Plenário da Câmara.
“Voltando”
O deputado também anunciou que pretende protocolar um projeto para convocar o ministro de Minas e Energia do governo Lula, senador Alexandre Silveira (PSD-MG), para explicar as intenções da Petrobras de retomar projetos investigados pela Operação Lava-Jato. Segundo o Kataguiri, a estatal está ‘voltando’ a ser um anto de corrupção. Assista abaixo!
A Petrobras está voltando a ser um antro de CORRUPÇÃO!
Download do vídeo: https://t.co/xZcPIcPChN pic.twitter.com/tcYd0cBBE7
— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) February 18, 2023