Gilberto Kassab disse que seu partido, o PSD, apoiará o Governo Lula, desde que suas “condições” sejam aceitas. O político quer se “sentir governando” com cargos e, principalmente, negociar um arcabouço de reciprocidade. As informações são da Folha de São Paulo, divulgadas nesta quinta-feira (3).
“Esta é a fatura que o presidente do partido, Gilberto Kassab, adiantou à Folha na manhã desta quarta (3), em entrevista no seu apartamento na capital paulista. Ela será apresentada na semana que vem à sua colega Gleisi Hoffmann, do PT, em conversa pedida por ela”, diz a reportagem.
Mas Kassab nega que seja um “toma lá, dá cá: “O presidente nomeia de acordo com suas escolhas pessoais e de acordo com as parcerias que faz para ter governabilidade. Então fazer parte da base é participar”, diz. “É uma parceria. Não seremos petistas para sempre.”
Entre as condições requeridas por Kassab, está o apoio federal aos governos do Paraná, com Ratinho Jr. (PSD), de Sergipe e São Paulo, que estarão sob o comando de Fábio Mitidieri (PSD) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), respectivamente, a partir de 2023. Também quer apoio para Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro.
Kassab também quer que Lula apoie a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado. “Não faz sentido eu ser base se o Rodrigo Pacheco não puder continuar como presidente do Senado”, disse.
“E verbas, cargos, programas federais. Parceria. Esse é o perfil do Lula. Veja, o PSD é bem modesto, não é toma lá, dá cá. Evidente que se você diz que é da base, é natural que por meio de nossos líderes, e tudo caminha para que sejam o Otto Alencar (BA) no Senado e o Antonio Brito (BA) na Câmara, você possa construir um conjunto de participações para o que o partido se sinta governando”, diz Kassab.
“Isso significa indicação? Não. A indicação é sempre discutida. Eu não tenho nenhum constrangimento. Não tivemos isso no governo Bolsonaro, ficamos independentes, tanto que quando o Fábio Faria foi convidado para ser ministro, nós combinamos de ele se desligar do partido e ele saiu”. E veja também: Carla Zambelli confirma viagem aos EUA, mas nega fuga do Brasil. Clique AQUI para ver.