Por décadas, a Leader fez parte da rotina de milhares de brasileiros, especialmente no Rio de Janeiro, onde nasceu e consolidou seu nome como uma das principais redes de lojas de departamento do país.
Fundada em 1951 no município de Miracema, a marca chegou a operar mais de 100 unidades espalhadas por diversos estados. No entanto, os tempos de glória ficaram para trás.
A Justiça do Rio de Janeiro decretou a falência do Grupo Leader após constatar o descumprimento das obrigações previstas no plano de recuperação judicial aprovado em maio de 2021. À época, a empresa já acumulava uma dívida superior a R$ 1,2 bilhão.
Na decisão, o juiz Leonardo de Castro Gomes, da 3ª Vara Empresarial da Capital, afirmou que o compromisso assumido pela empresa com o Judiciário não foi honrado, revelando a inviabilidade econômica do grupo. O magistrado ressaltou ainda que a companhia teve diversas oportunidades para cumprir as exigências legais, mas falhou repetidamente.
“O que se vê nestes autos é que todo o fôlego judicialmente concedido à requerente foi em vão, não se podendo mais permitir que ela permaneça sob a chancela judicial a praticar atos econômicos desordenadamente no mercado, criando prejuízos que podem afetar a credibilidade dos sistemas judicial e econômico”, escreveu o juiz.
O grupo chegou a ter 104 lojas em funcionamento, com presença marcante no estado do Rio e em estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. Agora, encerra oficialmente sua trajetória no varejo brasileiro. E mais: Urgente: Bolsonaro divulga vídeo no hospital e atualiza estado de saúde. Clique AQUI para ver. (Foto: TJ-RJ; Fonte: EBC)