Juiz manda prender delegado que o denunciou por corrupção no Amazonas

direitaonline



O delegado Regis Cornelius Celeghini Silveira, que atua como titular da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari, recebeu voz de prisão após denunciar o juiz Jânio Tutomu Takeda, responsável pela comarca do município, por crimes de corrupção. O incidente ocorreu durante uma inspeção na delegacia, a qual foi gravada pelo próprio delegado.

No vídeo, divulgado em redes sociais, Regis relata a visita da equipe do judiciário. Em determinado momento, ele se dirige ao juiz e informa que o denunciou ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), acusando-o de ser “um dos maiores elementos de corrupção da cidade”. Em resposta, o juiz deu voz de prisão ao delegado.

O documento mencionado pelo delegado, contendo a denúncia protocolada no MP, acusa o juiz de facilitar a entrada de um telefone em um estabelecimento prisional. De acordo com a denúncia, um detento que estava com um celular alegou ao delegado que realizava “serviços” para o juiz, em sua residência, e, por esse motivo, estava com o aparelho.

A denúncia também aponta o magistrado por favorecimento pessoal e facilitação de fuga de presos. Segundo o documento, “o delegado ouviu de diversas pessoas que a cidade vivia um ciclo de violência: havia muitos furtos e roubos porque havia muitos usuários de drogas, os usuários aumentavam porque o tráfico estava descontrolado e o tráfico estava fora de controle porque o juiz da cidade soltava os traficantes em troca de dinheiro”.

Além disso, a denúncia continua: “também comenta-se que o magistrado aprisiona e retira condições mínimas de dignidade dos presos numa estratégia de criar dificuldades para vender facilidades conduzindo os presos a buscarem, em nome da preservação da própria saúde, conseguir decisões favoráveis do judiciário através de corrupção”.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) comunicou que uma equipe da Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança foi enviada ao município de Carauari, nesta quinta-feira (08/02), para investigar os fatos envolvendo o delegado e o juiz da comarca. E veja também: Governo Lula lançará guia para ‘uso consciente’ de telas por adolescentes. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Defesa de Bolsonaro explica que “minuta” encontrada na sede do PL é a mesma que já foi apreendida

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esclareceu que a minuta de um decreto de estado de sítio apreendida pela Polícia Federal na sede do PL em Brasília nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, é apenas uma cópia de um documento já mencionado em uma investigação anterior. Conforme comunicado divulgado pela […]