Segundo informações adiantas pelo portal ‘Tudo Rádio’ e confirmadas pelo ‘Na Telinha’, site especializado em entretenimento e parceiro do UOL, a emissora Jovem Pan decidiu demitiu três dos seus principais comentaristas: Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo e Zoe Martínez.
Segundo a reportagem, a medida é uma tentativa de Jovem Pan de não sofrer uma grande punição após a abertura de inquérito do MPF contra a emissora. Logo após as invasões aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, a PGR instaurou um inquérito civil para apurar a ‘conduta’ da Pan na “disseminação de conteúdos desinformativos” a respeito do funcionamento das instituições brasileiras e com “potencial para incitar atos antidemocráticos”.
O foco da investigação será a veiculação de supostas notícias falsas e “comentários abusivos pela emissora”, sobretudo contra os Poderes constituídos e a organização dos processos democráticos do país.
O órgão informa que realizou levantamento ao longo dos últimos meses e detectou que a Jovem Pan, a princípio, “tem veiculado sistematicamente fake news e discursos que atentam contra a ordem institucional, em um período que coincide com a escalada de movimentos golpistas e violentos em todo o país”.
Para o MPF, na cobertura dos atos de vandalismo ocorridos em Brasília neste domingo, por exemplo, comentaristas da Jovem Pan “minimizaram o teor de ruptura institucional dos atos e tentaram justificar as motivações dos criminosos que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes”. Clique AQUI para ver mais.
Além da saída de Constantino, Figueiredo e Zoe, o próprio Tutinha, presidente do grupo Jovem Pan, se demitiu do cargo, movimento também visto como uma tentativa de mostrar um novo posicionamento ao MPF. Agora, Roberto Alves de Araújo é o novo presidente da casa.
Ainda de acordo com o ‘Na Telinha’, a lista de dispensados pela JP ainda inclui Marco Antonio Costa, Fernão Lara Mesquita e o Coronel Gerson Gomes, os dois últimos chegados recentemente ao canal. E veja também: Secom de Lula fala em ‘reativar’ rede de ‘defesa da verdade’. Clique AQUI para ver.