Um venezuelano residente em Punta Arenas, no extremo sul do Chile, passou por uma experiência assustadora no último fim de semana ao ser engolido por uma baleia-jubarte nas águas frias do Estreito de Magalhães.
O incidente ocorreu no sábado, às 15h, durante uma expedição de trekking e packrafting que Adrián Simancas, de 24 anos, analista, programador e músico, fazia com seu pai, Dell Simancas, um anestesista de 49 anos. Eles compartilharam o relato com o site BioBioChile.
No meio da jornada, enquanto o pai filmava, uma baleia-jubarte emergiu repentinamente, acompanhada por um forte barulho, e Adrián desapareceu sob a superfície. Momentos depois, o animal libertou o jovem, que voltou à superfície ainda em seu caiaque.
Após o episódio, decidiram interromper a viagem. Adrián saiu sem ferimentos, apesar de ter ficado momentaneamente dentro da boca da baleia. Pai e filho afirmam que continuarão com suas aventuras, mas com maior cuidado daqui para frente.
A baleia-jubarte é um dos maiores cetáceos, com fêmeas que podem atingir entre 12 e 14 metros de comprimento, podendo chegar a 15 metros, enquanto os machos têm entre 11 e 13 metros. Sua dieta consiste principalmente em krill, crustáceos planctônicos, peixes e plâncton. Veja abaixo!
🇨🇱 | Un joven de 20 años fue tragado por una ballena jorobada mientras se encontraba realizando packrafting junto a su padre en la Bahía Águila en Punta Arenas, región de Magallanes, al final terminó por escupirlo unos segundos más tardes.pic.twitter.com/PZc4m9j0rl
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) February 12, 2025