A jornalista britânica Charlotte Alice Peet, de 32 anos, está desaparecida no Brasil desde o último contato, há dez dias, segundo informaram seus familiares e amigos. A reportagem é da Folha de SP.
O caso foi primeiramente registrado na Deat (Delegacia de Atendimento ao Turista) no Rio de Janeiro na última segunda-feira (17), sendo depois transferido para a polícia de São Paulo, onde ela foi vista pela última vez.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo não especificou qual delegacia está liderando a investigação, mas confirmou que o DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa) está colaborando com o caso.
Uma amiga americana, que fez a denúncia do desaparecimento, contou à polícia que conheceu Charlotte há dois anos, quando a britânica estava no Rio trabalhando como jornalista.
Após uma breve estadia em Londres, Charlotte voltou ao Brasil em novembro de 2024. Desde então, as duas se encontraram uma única vez em Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro.
No dia 8 de fevereiro, conforme o relato, Charlotte enviou uma mensagem via WhatsApp à amiga, informando que estava em São Paulo. Ela mencionou que pretendia ir para o Rio de Janeiro e perguntou sobre um lugar para se hospedar. A amiga, no entanto, respondeu que sua casa estava cheia e não poderia recebê-la.
Dias depois, a família de Charlotte entrou em contato com a amiga, preocupados por não conseguirem mais falar com a jornalista. Para ajudar nas buscas, a família forneceu detalhes sobre o voo de Charlotte para o Brasil, além de uma foto do passaporte dela.
A Embaixada Britânica no Brasil emitiu uma nota declarando que está oferecendo suporte à família e acompanhando as investigações. “Estamos auxiliando a família da cidadã britânica e em contato com as autoridades locais”, afirmou.
Charlotte, que trabalha como jornalista freelancer, colabora com veículos como Al Jazeera, The Telegraph, The Evening Standard, The Times e The Independent, produzindo reportagens sobre o Brasil. E mais: Presidente de Portugal visita Senado, Câmara e STF. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Folha de SP)