Os EUA divulgaram um vídeo que mostra um avião russo realizando uma “interceptação insegura e não profissional” contra o drone MQ-9 Reaper, da Força Aérea americana, no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro na última terça-feira.
Nas imagens, o caça Su-27 aparece despejando combustível e atingindo a hélice do MQ-9. Segundo os EUA, a conexão com o drone foi perdida após a colisão. A aeronave não tripulada acabou caindo no mar. A emissora ABC destacou que, quando a transmissão de vídeo foi retomada depois do episódio, uma parte da hélice do MQ-9 apareceu danificada. Assista!
As Forças Armadas dos Estados Unidos disseram que um caça russo atingiu a hélice de um de seus drones espiões e o fez cair no Mar Negro na terça-feira (14), no primeiro incidente direto entre as duas potências mundiais desde a invasão russa a Ucrânia há mais de um ano. Já o embaixador de Moscou em Washington disse que seu país “vê este incidente como uma provocação ” envolvendo um drone americano MQ-9 e um caça russo Su-27.
Os Estados Unidos, que forneceram dezenas de bilhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia, não se envolveram diretamente na guerra, mas realizam voos regulares de vigilância na região.
O incidente, que aumentou as tensões Rússia-EUA sobre a guerra de Moscou na Ucrânia, parece ser a primeira vez desde o auge da Guerra Fria que uma aeronave dos EUA foi derrubada após um encontro com um avião de guerra russo.
O presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado sobre o incidente pelo conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, de acordo com o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby. Ele acrescentou que os funcionários do Departamento de Estado dos EUA falariam diretamente com seus colegas russos e “expressariam preocupações sobre essa interceptação insegura e não profissional”.
O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, chamou isso de “violação descarada da lei internacional”. Ele disse que os EUA convocaram o embaixador russo para apresentar um protesto e a embaixadora dos EUA na Rússia, Lynne Tracy, fez representações semelhantes em Moscou.
O Comando Europeu dos EUA disse que dois caças russos Su-27 interceptaram o drone enquanto ele operava no espaço aéreo internacional. Ele disse que um dos caças russos atingiu a hélice do MQ-9, fazendo com que as forças dos EUA o derrubassem em águas internacionais.