Desde o início do governo, Janja Lula da Silva já esteve fora do Brasil por 103 dias, superando em 16 dias o número de viagens internacionais feitas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acumulou 87 dias no exterior. O levantamento foi feito pelo portal Poder360. Clique AQUI para ver na íntegra.
Em 2023, Janja acompanhou o marido em todas as viagens, sem compromissos próprios fora do país. Já em 2024, participou de 4 eventos oficiais sozinha, representando o Brasil.
Resumo das viagens de Janja sem Lula
• Março: representou o Brasil na 68ª Comissão Sobre Mulheres da ONU, em Nova York. Ficou 8 dias no país (9 a 16 de março).
• Julho: foi aos Jogos Olímpicos de Paris a pedido de Lula, permanecendo na capital francesa por 4 dias (25 a 29 de julho).
• Setembro: viajou ao Qatar para participar da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, a convite da sheika Mozha bin Nasser al-Missned. Ficou por 4 dias (9 a 10 de setembro).
• Setembro: chegou a Nova York três dias antes de Lula para eventos prévios à Assembleia Geral da ONU, incluindo discussões sobre desenvolvimento sustentável e o painel “Food for Humanity” na Universidade Columbia. Ficou 7 dias nos EUA (29 de setembro a 2 de outubro).
Viagens acompanhando Lula
Janja esteve presente em todas as viagens internacionais de Lula, com exceção da ida ao Chile, em agosto de 2023. Na ocasião, Lula foi recebido pelo chefe de Estado chileno, Gabriel Boric, enquanto Janja permaneceu no Brasil por mais de 20 dias, em recuperação de um procedimento estético. Clique AQUI para ver na íntegra.