O governo brasileiro mantém em sigilo onde Janja da Silva se hospedará em Paris durante os Jogos Olímpicos, bem como sua agenda na cidade.
No entanto, o portal UOL apurou que Janja deve se hospedar na residência do embaixador do Brasil. Situada no 16º arrondissement, a residência fica em uma das áreas mais valorizadas, sofisticadas e seguras de Paris, entre o Trocadéro e a própria embaixada, próximo à Champs Elysées.
“Com a decisão tomada de última hora para a viagem, essa teria sido a melhor opção diante da dificuldade de encontrar uma suíte adequada em hotel com a cidade cheia.”, explica o UOL.
Janja foi às Olimpíadas em substituição a Luiz Inácio Lula da Silva para representar o Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Reportagem da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, revelou que Janja obteve a credencial para participar da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris após uma ‘pressão diplomática’.
A obtenção do documento gerou estresse na diplomacia brasileira, que solicitou a intervenção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para garantir que Janja fosse recebida com ‘todas as honras’ de uma representante oficial do país pelos organizadores do evento.
O governo do presidente francês Emmanuel Macron facilitou o processo ao abrir as portas para Janja, indicando aos organizadores internacionais que ela seria ‘bem-vinda’. Ao comunicar a emissão da credencial, o Comitê Olímpico Internacional (COI) enfatizou que estava fazendo uma “exceção especial” para o governo brasileiro ao permitir que uma primeira-dama substituísse o presidente da República em cerimônias oficiais.
Esta será a primeira vez que Lula permanecerá no Brasil sem a presença da esposa. Ainda de acordo com o UOL, a assessoria de Janja também se recusa a informar quantas pessoas a acompanharão em Paris e a detalhar sua agenda. A esposa de Luiz Inácio tem evitado responder a demandas da imprensa, preferindo se comunicar apenas pelas redes sociais e mídias oficiais do governo.
Em seu Instagram, Janja divulgou sua primeira ‘agenda’ na ‘cidade luz’, a convite da prefeita Anne Hidalgo. Ela discursou sobre a ‘Aliança Global contra a Fome e a Pobreza’, principal iniciativa do Brasil na presidência do G20. E mais: Bolsonaro visita Rio Grande do Sul. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: UOL)
Ver essa foto no Instagram