Jornalista revela qual é o Ministro suspeito de vazar ‘climão’ causado por Janja na China

direitaonline

O vazamento de informações sobre um jantar confidencial entre o presidente Lula (PT), a primeira-dama Janja e o presidente da China, Xi Jinping, provocou uma crise interna no alto escalão do governo brasileiro. Conforme a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o episódio gerou desconfiança, mal-estar e levou à tentativa de identificar o responsável por divulgar, de forma distorcida, segundo Lula, trechos do encontro reservado.

A reportagem relata que o episódio teve origem em uma matéria do G1, segundo a qual Janja teria criado um constrangimento ao interromper a conversa para falar sobre os efeitos nocivos do TikTok no Brasil. Ainda segundo essa versão, a primeira-dama da China, Peng Liyuan, teria se incomodado com a atitude, considerando-a desrespeitosa. O presidente Lula reagiu com dureza ao vazamento e fez declarações públicas a respeito.

“Alguém teve a pachorra de ligar para alguém [jornalista] e contar uma conversa que teve no jantar [com Xi Jinping] que era uma coisa muito, mas muito, confidencial e uma coisa muito pessoal”, declarou o presidente, segundo a reportagem.

De acordo com a coluna, Lula afirmou ainda: “Eu que fiz a pergunta [sobre o TikTok a Xi Jinping], não foi a Janja”. E continuou: “Eu vi na matéria que o ministro estava incomodado. Deveria ter me procurado e pedido para sair. Eu autorizaria ele a sair da sala.”

Conforme a colunista, Lula e a primeira-dama inicialmente suspeitaram de dois ministros presentes no jantar. No entanto, a apuração do mal-estar interno acabou apontando para um nome específico: o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo relatos feitos à coluna, a suspeita ganhou força porque Costa já teria protagonizado outros embates com Janja, inclusive com episódios que chegaram à imprensa.

No início do governo, por exemplo, houve o vazamento de que a Casa Civil teria barrado a compra de móveis escolhidos pela primeira-dama para o Palácio da Alvorada. Os relatos enviados à imprensa à época afirmavam que a medida visava conter gastos excessivos atribuídos a uma primeira-dama “deslumbrada”.

Como mostra a reportagem, a avaliação dentro da comitiva que esteve na China é a de que os outros ministros presentes não teriam nem o perfil, nem a disposição de vazar algo que pudesse desqualificar a imagem de Janja. Já Rui Costa, segundo integrantes do governo ouvidos por Bergamo, teria histórico de embates e seria capaz de um gesto como esse.

Lula também defendeu Janja publicamente: “O fato da minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede digital do que eu e ela resolveu falar.”

A coluna informou que procurou as assessorias do presidente, da primeira-dama e do ministro Rui Costa, mas não obteve resposta. O mal-estar, contudo, segue rondando os bastidores do Planalto, com suspeitas não verbalizadas publicamente, mas claramente percebidas — inclusive por aliados próximos. E mais: Banco Central informa que brasileiros têm R$ 9 bilhões em valores para receber. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Inusitado: Uber e iFood fecham parceria inédita para integrar serviços nos aplicativos

A Uber e o iFood anunciaram, nesta quarta-feira (14), uma aliança estratégica que promete unificar, de forma inédita, parte dos serviços oferecidos por suas plataformas no Brasil. A proposta é integrar recursos dos dois aplicativos, sem que cada empresa perca sua autonomia. Segundo o comunicado oficial, usuários do iFood poderão […]