Irmão de Flávio Dino assume órgão do MPF

direitaonline



Nicolao Dino, subprocurador-geral da República e irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, foi eleito nessa terça-feira (14) o novo chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) — órgão com competência para atuar em questões como as enchentes do Rio Grande do Sul.

Nicolao foi indicado para o cargo pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, nomeado em dezembro por Lula, e eleito pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF). Embora sua posse oficial esteja marcada apenas para o dia 27, de acordo com uma reportagem da CNN, já se cogita uma interlocução com procuradores gaúchos para tratar da catástrofe ambiental no estado.

No âmbito do MPF, a ‘PFDC’ é responsável por questões sociais, como ‘saúde, educação, assistência social e segurança pública’, entre outros.

É comum que a PFDC envie ofícios aos governos recomendando alterações nesses pontos. No passado, o órgão atuou para cobrar do poder público a implementação de políticas de prevenção a desastres ambientais, como o que agora assola o Rio Grande do Sul.

Perfil
Nicolao Dino de Castro e Costa Neto é natural de São Luís, no Maranhão, e nasceu a 25 de agosto de 1963. É jurista brasileiro e membro do Ministério Público Federal desde 1991, além de subprocurador-geral da República e ter sido vice-procurador-geral Eleitoral. Nessa função, atuou ao lado de Rodrigo Janot nas ações que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral, como os pedidos de cassação chapa Dilma-Temer.

Em junho de 2017, Dino foi o mais votado na lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para suceder Rodrigo Janot como procurador-geral da República, recebendo 621 votos.

O presidente Michel Temer, no entanto, nomeou o segundo nome da lista, Raquel Dodge, para o cargo, quebrando a tradição de nomear o mais votado da lista, que vinha desde de 2003. E mais: Urgente: Lula demite presidente da Petrobras. Clique AQUI para ver. (Foto: TSE; Fonte: CNN)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lula define Paulo Pimenta como ‘ministro extraordinário’ da reconstrução do RS

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu seu ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, para o novo cargo de ‘ministro extraordinário’, que participará da articulação para a reconstrução do Rio Grande do Sul. A ideia do petista é que o representante presidencial, com […]