Interrupção de energia elétrica afeta Acre e Rondônia, confirma ONS

direitaonline



Na tarde desta quinta-feira (22), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a interrupção no fornecimento de energia elétrica que afetou os estados do Acre e Rondônia. O apagão foi registrado às 16h47.

Segundo o ONS, ocorreu uma falha no sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além de um problema no sistema de transmissão em 230 kV, que conecta os estados do Acre e Rondônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A recomposição da energia teve início por volta das 17h10 e ainda está em andamento, podendo levar algumas horas para ser totalmente restabelecida. As causas da falha ainda estão sendo apuradas.

A Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia nos dois estados, informou que todo o Acre foi afetado pelo apagão, devido a um incidente externo no Sistema Interligado Nacional.

Em comunicado, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o ministro Alexandre Silveira ordenou a criação imediata de uma sala de situação, com a participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do ministério, “para garantir rapidez na recomposição do sistema e acompanhar as demais providências necessárias”. O MME destacou que, apesar da ocorrência, as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem seguras.

Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de agosto, o ONS recomendou o acionamento de termelétricas a gás natural e a diminuição do uso de hidrelétricas na Região Norte, como medida para preservar os recursos hídricos em razão da seca. E mais: Moraes determina apreensão do celular de ex-assessor do TSE. Clique AQUI para ver. (Foto: Agência Brasil; Fonte: Agência Brasil)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deputados criam comissão para investigar acidente aéreo e propor medidas de segurança

O deputado Padovani (União-PR), relator da comissão externa que acompanhará a investigação do acidente com o avião da Voepass em 9 de agosto, afirmou que o objetivo do grupo é entender as causas do desastre e sugerir novas regras para aumentar a segurança no transporte aéreo. O parlamentar, natural de […]