Instituto Paraná: Tarcísio de Freitas lidera pesquisa espontânea para governador de São Paulo

direitaonline


Pesquisa do “Instituto Paraná Pesquisas”, divulgada nesta segunda-feira (2), aponta que o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas lidera a preferência espontânea dos votos para o governo do Estado de São Paulo. O relatório foi contratado pela empresa BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda.

Explicação: os institutos de pesquisa fazem dois tipos de questionário aos entrevistados. Na chamada “Espontânea”, pergunta-se ao cidadão (a) em que ele (a) irá votar, sem dar opções de candidatos. Já a pesquisa “Estimulada”, faz-se justamente o contrário e oferece uma lista de nomes.

Segundo a Paraná, Tarcísio tem, na “Espontânea”, 6,8% dos votos; ele é seguido por Haddad (4,3%), Marcio França (2,3%) e Rodrigo Garcia (0,4%). A maioria dos entrevistados, entretanto, apontou que “Não sabe/Não respondeu” (74,1%). A opção “Ninguém/Branco/Nulo” somou 10,9%.

Estimulada
Na estimulada, o petista lidera (29,7%), seguido por França (18,6%), tecnicamente empatado com Tarcísio (15,2%). A opção “Não Sabe” somou 7,5%, enquanto “Branco/Nulo” tiveram 19,3%.

Mais números
Mesmo no formato estimulado, o Ministro Tarcísio vem pontuando bem, tecnicamente em segundo lugar, como citado, e com crescimento expressivo em relação à pesquisa anterior. Enquanto Haddad teve queda de 1%, entre abril e maio, Tarcísio subiu 2,8% no mesmo período.

Outro dado interessante é o chamado “Potencial Eleitoral”. Quanto menos conhecido, mais chances tem esse candidato de crescer na preferência de voto do eleitorado. Nesse quesito, 28% dos entrevistados disseram que “não conhecem bem para opinar” o candidato Tarcisio Gomes de Freitas. Enquanto isso, sobre Haddad, apenas 3,8% dizem não o conhecer o suficiente. Quem surpreende é Rodrigo Garcia, indicado por Dória, com 30% que dizem não não o conhecerem suficientemente.

Rejeição
Tarcísio também possui a menor rejeição dentre os quatro principais candidatos, com 35,9% dos entrevistas garantindo que não votariam nele de jeito nenhum. Haddad tem rejeição de 48,5%, Marcio França 45,6% e Rodrigo Garcia tem 43,1% de pessoas prometendo que não votam no indicado de João Dória.

Senador
O Instituo Paraná também entrevistou sobre a preferência de votos para o Senado por São Paulo, também no formato estimulado. Para o cargo, o apresentador Datena, indicado por Tarcísio, lidera com 29%. O ex-ministro Sergio Moro vem em seguida, com 21,8% (ele mudou o título eleitoral para SP na semana passada). Marcio Franca, que pode concorrer ao senado e abrir mão da disputa pelo Governo, aponta 13,7%; a deputada estadual Janaína Paschoal tem 8,7% e a Doutora Nise tem 2,7%.

Metodologia
O Instituo Paraná informa que “o trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais, face a face, com eleitores com 16 anos ou mais em 78 municípios entre os dias 24 e 29 de abril de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas. Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,3% para os resultados gerais”.

Clique aqui para acessar o relatório completo do Instituto Paraná Pesquisa.

E veja também: Revista Veja: “Desmatamento na Amazônia foi maior nos governos FHC e Lula”. Clique aqui para ver.


Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Clique AQUI para nos seguir no FACEBOOK.
Clique AQUI para nos seguir no TWITTER
Clique AQUI para ver Quem Somos & Apoie

Foto: Agência Brasil
Gostou? Compartilhe!
Next Post

Barroso: “Liberdade de expressão deve ser ponderada com outros valores”

O ministro do Supremo Tribunal Luís Roberto Barroso afirmou, nesta segunda-feira (2), que “a liberdade de expressão deve ser ponderada com outros valores”. A fala foi proferida durante palestra no evento “Owen Fiss e a ironia da liberdade de expressão”, organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), para o lançamento da […]