Internautas utilizaram as redes sociais para reportar dificuldades com o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, nesta segunda-feira (14). Clientes de diversos bancos, como Nubank, Banco Inter, Caixa Econômica Federal, Bradesco, PagSeguro, Santander, PicPay, C6 Bank e Itaú, mencionaram instabilidades nos aplicativos durante a manhã.
O site DownDetector, que monitora falhas em plataformas digitais, detectou interrupções em várias dessas instituições, corroborando os relatos dos usuários.
Em contato com o Money Times, o Banco Central confirmou a ocorrência de “problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI)”, que afetaram o funcionamento do Pix. “As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, informou a instituição em nota oficial.
Por volta das 11h30, o BC reconheceu as falhas e emitiu uma comunicação às instituições financeiras através do Informe SPI, solicitando que as transações ao sistema fossem pausadas temporariamente até nova orientação. A informação foi divulgada pelo UOL, que teve acesso ao comunicado assinado pelo Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban).
O C6 Bank, um dos principais afetados, informou às 12h49 que o serviço já havia sido reestabelecido. “Fomos atingidos pela indisponibilidade do sistema Pix do BC em dois momentos, das 10h30 às 11h15 e das 11h25 às 11h50”, explicou o banco em comunicado. E mais: Apagão em São Paulo: mais de 500 mil imóveis seguem sem luz. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Brasil; Fontes: UOL; Poder360; Money Times)