
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta sexta-feira a devolução de R$ 292.699.250,33 a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em abril, mesmo após o bloqueio determinado pelo governo.
Os valores serão pagos entre os dias 26 de maio e 6 de junho e correspondem a mensalidades descontadas por sindicatos e associações. Segundo o INSS, a folha de pagamento do mês já havia sido processada quando a suspensão foi definida.
Os reembolsos serão depositados diretamente na conta onde os beneficiários recebem seus pagamentos mensais, com datas variando conforme o final do número do benefício. “O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio”, informou o órgão em nota.
Dois semanas após a deflagração da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), o governo detalhou nesta quinta-feira o cronograma para ressarcir os segurados afetados por deduções irregulares.
A primeira etapa do plano prevê a notificação de aproximadamente 9 milhões de aposentados e pensionistas, marcada para o dia 13 de maio. O comunicado será feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. O presidente do Instituto, Gilberto Waller Júnior, alertou que não haverá contato por WhatsApp, SMS ou outras plataformas — e que eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135.
O cronograma prevê ainda que, a partir do dia 14, os beneficiários poderão declarar se reconhecem ou não os descontos feitos em seus pagamentos. O prazo total para a conclusão do ressarcimento das entidades ao governo será de até 30 dias úteis. Serão avaliadas cobranças realizadas desde 20 de março, ou seja, dentro de um período de cinco anos. E mais: Nubank libera Pix por aproximação com parcelamento em até 12 vezes. Clique AQUI para ver.
Para quem recebe um salário mínimo
Final do benefício | Data do pagamento
1 – 26 de maio
2 – 27 de maio
3 – 28 de maio
4 – 29 de maio
5 – 30 de maio
6 – 2 de junho
7 – 3 de junho
8 – 4 de junho
9 – 5 de junho
0 – 6 de junho
Para quem recebe acima de um salário mínimo
Final do benefício | Data do pagamento
1 e 6 – 2 de junho
2 e 7 – 3 de junho
3 e 8 – 4 de junho
4 e 9 – 5 de junho
5 e 0 – 6 de junho