Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Hinsberg”, visando desmantelar um sofisticado esquema de tráfico de drogas e desvio de produtos químicos utilizado na produção de crack. O principal alvo da operação é a empresa Anidrol, uma indústria química localizada em Diadema, na Grande São Paulo, cujo sócio é o influenciador fitness Renato Cariani, com mais de 7 milhões de seguidores.
A ação policial inclui a execução de 18 mandados de busca e apreensão, distribuídos em 16 endereços na capital paulista, um em Minas Gerais e outro no Paraná. Renato Cariani, além de empresário, é alvo de busca, juntamente com Fabio Spinola, suspeito já conhecido pelas autoridades por envolvimento em operações anteriores da PF no Paraná.
O grupo sob investigação é acusado de desviar toneladas de um produto químico, essencial na fabricação de crack, utilizando artifícios fraudulentos. A Polícia Federal estima que a organização tenha desviado entre 12 e 16 toneladas desse insumo ao longo dos anos. Veja abaixo o momento em que a PF cumpre o mandado na empresa.
⏯️ Veja momento em que PF cumpre mandado na mansão de Renato Cariani.
Influenciador fitness é investigado por esquema sobre desvio de produto químico usado na produção de crack.
Leia: https://t.co/xMEOznhn65 pic.twitter.com/i5oMhcucrf
— Metrópoles (@Metropoles) December 12, 2023
A Operação “Hinsberg” é realizada em colaboração com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo e a Receita Federal.
Fraudes Empresariais Reveladas pela Investigação
As investigações revelaram que o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo, usando “laranjas” para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais, vítimas que figuraram como compradoras.
Foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta Organização Criminosa, totalizando, aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), o que corresponde à mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.
As investigações revelaram, ainda, que os envolvidos empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, tais como interpostas pessoas e constituição de empresas fictícias.
A Polícia Federal identificou que, entre os anos de 2014 e 2021, o grupo emitiu e faturou notas fiscais em nome de três grandes empresas de maneira fraudulenta: AstraZeneca, LBS e Cloroquímica.
Apesar do pedido de prisão dos envolvidos feito pela PF, respaldado pelo parecer favorável do Ministério Público, a Justiça negou a medida.
A complexidade do esquema, contudo, não isenta os responsáveis de responderem pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro. As penas acumuladas podem ultrapassar 35 anos de reclusão, conforme as autoridades.
Renato Cariani: Perfil do Influenciador na Mira das Autoridades
Renato Cariani, além de influenciador fitness com mais de 14 milhões de seguidores, é um profissional multifacetado, atuando como professor de química, professor de Educação Física, atleta profissional e empresário. Com uma legião de seguidores expressiva, o influenciador possui 7,3 milhões no Instagram, 6,3 milhões no YouTube e mais de 1 milhão no TikTok.
O nome da operação, “Hinsberg”, faz referência a Oscar Hinsberg, um químico cuja percepção possibilitou a conversão de compostos químicos em fenacetina, substância chave no esquema de desvio de insumos químicos.
Ver essa foto no Instagram
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander