Inflação na Argentina em 2022 já é maior do que a da Venezuela

direitaonline



Como alertou o presidente Bolsonaro assim que o socialista Alberto Fernández venceu na Argentina, a situação econômica em nosso vizinho caminha para uma situação preocupante. Veja esses dados: nos dois primeiros meses de 2022 a Venezuela apresentou índice de inflação inferior ao da Argentina. As informações são do periódico argentino “Los Andes”.

De acordo com o Observatório de Finanças da Venezuela (OVF) – um órgão independente formado por especialistas-, o índice de preços ao consumidor subiu 1,7% na Venezuela ante os 3,9% que os especialistas esperam que seja o valor oficial argentino. E no acumulado de 2022, sempre na mesma medida, a Venezuela acumula 6,6% em dois meses, contra projeção de 7,8% na Argentina.

No caso do país presidido por Nicolás Maduro, este é o décimo segundo mês em que a OVF reporta uma variação média de preços abaixo de 50%, período que deve passar para um país sair da hiperinflação, conforme estabelece o princípio mais aceito pelos economistas. Precisamente, o Banco Central da Venezuela (BCV) encerrou este fenômeno em dezembro passado.

A inflação mensal registrada em fevereiro pela OVF é a sexta cifra consecutiva de um dígito, resultado que, segundo os especialistas que compõem a entidade, se explica “exclusivamente pela valorização do bolívar em relação ao dólar”, segundo um comunicado publicado em seu site e replicado pela agência EFE e Infobae.

Na Argentina, embora longe dos números estratosféricos que a Venezuela conseguiu registrar em 2021 (686,4%, segundo o BCV) e anos anteriores , o limite mensal de 3% parece muito difícil de quebrar para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

A última Pesquisa de Expectativas de Mercado do Banco Central da República Argentina mostrou que o consenso entre os analistas espera que a inflação tenha sido de 3,9% no mês passado. Mesmo número de janeiro. Assim, o acumulado chegaria a 7,8% nos dois primeiros meses de 2022.

E veja também: Governo federal anuncia entrega do Novo Museu do Ipiranga em setembro deste ano. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/govJW

Fonte e foto: Los Andes

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministro Paulo Guedes agradece Senado por aprovação da nova Lei dos combustíveis

A aprovação pelos senadores do projeto de lei que corta temporariamente tributos sobre os combustíveis tem impacto para reduzir em até dois terços o reajuste do diesel nas bombas, disse o ministro no início da noite desta quinta-feira (10). Ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Guedes […]