Miriam Leitão, jornalista da Globo e da Globo News, escreveu uma reportagem em seu blog abordando a inflação no Brasil. O título é Inflação é alta, mas não está descontrolada.
Segundo a também economista, “pelo terceiro ano consecutivo a inflação ficou acima do teto da meta – lembrando que o centro é 3% e o limite de tolerância é de 4,5%”.
De acordo com Miriam, “Gabriel Galípolo já estreará na presidência do Banco Central tendo que fazer uma carta de explicações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.”
Ela destaca que o IPCA de 2024 foi de 4,83%, um valor que, embora alto, não caracteriza um cenário de descontrole inflacionário.
Miriam explica que “inflação descontrolada, nós conhecemos muito bem aqui no Brasil, e ela fica caracterizada quando foge a qualquer controle, chega aos dois dígitos, o Brasil não está nem perto disso.”
A jornalista lembra de períodos anteriores onde a inflação atingiu dois dígitos, como em 2015 e 2016 durante o governo de Dilma Rousseff e em 2021 durante a gestão de Jair Bolsonaro.
Miriam Leitão também relata que, apesar de o IPCA ter ultrapassado o limite, “não disparou, ficou inclusive aquém da previsão feita pelo mercado no Boletim Focus, divulgada na última segunda, que estimava um IPCA de 4,89%”.
Ela enfatiza a relação entre a inflação e o câmbio, afirmando que “o dólar teve uma valorização de 27,34% sobre o real em 12 meses”.
Segundo a jornalista, “o economista Livio Ribeiro, sócio da BRCG e pesquisador associado do FGV Ibre, calcula que a cada 10% da valorização do câmbio significa entre 0,4 e 1 ponto percentual na inflação.”
A jornalista pondera que, apesar do cenário, “isso não diminui a preocupação com a trajetória da inflação. Todos estão preocupados, governo, Banco Central, mercado.”
Ela cita o economista André Braz, que sugere que “é preciso esperar que o remédio dado pelo Banco Central faça efeito”, esperando que “a partir de março, os resultados da política contracionista da autoridade monetária, que já indicou a elevação da taxa básica de juros da economia para, ao menos 14,25%, está hoje em 12, 25%, já começará a mostrar seus impactos.”
Nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ironizou. E mais: Governo pagará R$ 1.050 por mês para universitários de Licenciatura. Clique AQUI para ver.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk https://t.co/46RB3IMYp2
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) January 10, 2025