Índia e Paquistão selam cessar-fogo imediato após mediação dos EUA, anuncia Trump

direitaonline

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (10) que Índia e Paquistão concordaram em interromper completamente as hostilidades, após intensificação dos conflitos entre os dois países ao longo da semana.

“Após uma longa noite de conversas mediadas pelos Estados Unidos, fico feliz em anunciar que Índia e Paquistão concordaram por um cessar-fogo completo e imediato”, declarou Trump em sua conta na Truth Social por volta das 9h da manhã, no horário de Brasília.

A declaração foi rapidamente confirmada por autoridades dos países envolvidos. O ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, escreveu no X (antigo Twitter): “O Paquistão sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer sua soberania e integridade territorial”.

Já o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, afirmou que as forças armadas de ambos os lados cessariam todas as operações — terrestres, navais e aéreas — a partir das 17h no horário local, o que corresponde às 8h30 em Brasília. Ele também adiantou que os governos retomarão o diálogo na próxima segunda-feira (12).

A iniciativa foi endossada também pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que celebrou o acordo nas redes sociais: “Tenho o prazer de anunciar que os governos da Índia e do Paquistão concordaram com um cessar-fogo imediato e iniciaram negociações sobre uma ampla gama de questões em um local neutro”.

Segundo informações da BBC, a Autoridade Paquistanesa de Aeroportos comunicou a reabertura total do espaço aéreo nacional para todos os tipos de voos. O país havia alegado, nos dias anteriores, a derrubada de mais de 20 drones indianos dentro de seu território. E mais: Governo estadual faz leilão com eletrodomésticos, móveis e veículos. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: InfoMoney)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Banco Central limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão um limite a partir do dia 1º de junho. O Banco Central (BC) aprovou resolução nesta quinta-feira (8) que regulamenta os valores de operações entre registradoras de cartões. Por meio dos recebíveis, os comerciantes antecipam o recebimento de transações com […]