Uma impressionante sequência de imagens registrou o momento em que o rio Llano, no Texas, transbordou em questão de minutos na última sexta-feira (4), após um forte temporal atingir o estado norte-americano.
Segundo os registros, o nível do rio começou a subir por volta das 17h10 (horário local). O alagamento de uma passagem ocorreu apenas oito minutos depois, e em menos de meia hora — às 17h30 — toda a região já estava submersa. Às 17h45, autoridades bloquearam o acesso por medida de segurança.
Robert Ivey, morador local, captou toda a cena por meio de uma câmera de vigilância instalada na área. “Eu gravo a travessia 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma câmera de segurança”, relatou ele ao portal Storyful.
O estado já contabiliza pelo menos 81 vítimas fatais, sendo 28 delas crianças, segundo informações divulgadas na noite deste domingo.
As equipes de resgate concentram esforços para localizar dez crianças e uma monitora que participavam de um acampamento cristão feminino, chamado Camp Mystic. Ao menos 41 pessoas seguem desaparecidas, mas o número pode ser ainda mais alto, segundo declarou o governador Greg Abbott.
Unidades de busca com cães farejadores estão sendo empregadas, mas o avanço das horas dificulta a possibilidade de encontrar sobreviventes.
A situação pode se agravar: o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA emitiu alerta para novas tempestades, com risco de chuvas intensas nas cidades de Austin, San Antonio e em diversas localidades próximas. A previsão indica volumes que podem atingir até 250 milímetros.
“Estamos meio saturados agora. Portanto, qualquer quantidade adicional pode causar inundações”, explicou o meteorologista Jason Runyen, em entrevista ao The New York Times. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: UOL)
Timelapse flooding of the Llano River on July 4th pic.twitter.com/59Tnn6NZG7
— Rob Dew (@DewsNewz) July 5, 2025
E mais:
Histórico: Blocos do Farol de Alexandria são retirados do fundo do mar