A histórica Igreja católica Maria Lanakila, em Maui, no Havaí, permaneceu intacta apesar do grande incêndio que destruiu praticamente toda a ilha.
Fiéis de Lahaina, cidade onde fica a igreja e ex-capital do antigo reino do Havaí, têm celebrado a preservação do templo e classificado o evento como “um milagre”.
Um vídeo que mostra prédios no entorno da Maria Lanakila reduzidos às cinzas, apesar de seu estado imaculado, viralizou no TikTok desde sexta e já acumula mais de 1,3 milhão de visualizações e 104,5 mil curtidas.
“Uau. Deus continua a nos dar sinais mesmo durante a tempestade”, observou um usuário identificado apenas como SurfingMarine em um comentário curtido por quase 1.400 pessoas. “Ela não foi apenas salva, está intocada. Tão incrível”, apontou outro, enquanto um terceiro ainda opinou que “essa igreja está servindo nosso Deus vivo sinceramente”.
Apesar de não ter destruído a estrutura, o fogo atingiu parte do telhado, mas ainda não se sabe o quanto comprometeu o prédio. A igreja foi construída em 1846. Assista abaixo!
@hawaiibrunoldsquad Lahaina Church was saved . Jax was babtized here #mauifire #lahainahawaii #hawaiibrunoldsquad ♬ original sound – HawaiiBrunoldSquad
HAVAÍ :: Igreja católica em Lahaina permaneceu intocada pelo fogo. Maria Lanakila, que se traduz em Nossa Senhora da Vitória, tornou-se um símbolo de esperança para os moradores. A igreja foi construída em 1846.
— Direto da América (@DiretoDaAmerica) August 12, 2023
Histórica, a Igreja Católica Maria Lanakila foi fundada em 1846, segundo o site da própria paróquia. Seu nome significa “Nossa Senhora da Vitória” e ela é considerada o berço da fé da religião em Maui. Suas obras foram completadas em 1873, mas em 1918 ela passou por reformas de suas paredes e ampliação de sua estrutura de pedra.
Ela ainda conta com pinturas que teriam sido doadas ao templo pelo rei Kalakaua ou sua irmã, a rainha Liliuokalani, penúltimo e última monarcas do reino do Havaí respectivamente.
Incêndio
O mais recente balanço de mortos no incêndio no Havaí, o mais letal ocorrido nos Estados Unidos em mais de um século, subiu para 99, mas o número pode “dobrar” durante a semana, alertaram as autoridades, que estão sendo muito criticadas por sua gestão, e temem encontrar de 10 a 20 pessoas por dia até encerrarem seu trabalho.
Apenas 25% da área afetada foi rastreada até o momento. O governo local registra 1.300 desaparecidos. E veja também: André Mendonça livra Tatá Werneck e Cauã Reymond de prestar depoimento na CPI. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander