Pela primeira vez em uma eleição municipal, o horário de Brasília será o padrão adotado em todo o Brasil. Ou seja: as urnas irão fechar simultaneamente em todo o país.
Por causa do fuso horário, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso terão a votação iniciada uma hora antes, às 7h. Assim como grande parte das seções do estado do Amazonas. Contudo, algumas localidades seguem o fuso do Acre e a votação começará às 6h. Já em Fernando de Noronha, a votação começa uma hora mais tarde, às 9h. Veja abaixo outras dúvidas sobre a eleição de hoje.
Posso votar se eu estiver em outra cidade?
Diferentemente das eleições gerais (aquela em que votamos para presidente, governador, deputados e senadores), nas eleições municipais não há a possibilidade de voto em trânsito. Por isso, quem não puder votar deverá justificar a ausência no dia do pleito. O prazo para justificar é até 60 dias depois da votação
Justificar o voto
Quem não comparecer ao local de votação precisa justificar a ausência em cada um dos turnos em, no máximo, 60 dias depois. Eleitores que não votaram no primeiro turno poderão votar no segundo.
Local de votação
Para descobrir em qual local deve comparecer para votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A consulta pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral.
E-título
Além do título de eleitor na versão impressa, será possível votar nas Eleições 2024 usando o e-Título. Neste domingo (6) o download do app está suspenso por determinação do TSE. O último dia foi sábado (5). Para usar o aplicativo, é preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento. E mais: Voo da FAB com 229 brasileiros deixa o Líbano. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: G1)