Homem de 71 anos é resgatado após ficar preso no vulcão Lanín, na Argentina

direitaonline



Na noite deste domingo (17), um homem de 71 anos foi resgatado com vida após sofrer fortes dores abdominais enquanto tentava subir o vulcão Lanín, na Argentina.

O montanhista, que não conseguiu descer sozinho, ficou preso no local até ser resgatado por brigadistas do Parque Nacional Lanín. A operação de resgate teve início por volta das 19h30 (horário local) e só foi concluída por volta das 4h da manhã, em meio a temperaturas de até −11°C.



Tudo começou quando um radioperador do parque foi informado sobre o mal-estar do homem, que é membro do Exército Argentino. Ele estava com dores na parte inferior do abdômen e não conseguia seguir a descida do vulcão. O protocolo de emergência foi rapidamente acionado, e a primeira assistência foi prestada por outros militares que acompanhavam o homem.



O montanhista não conseguiu atingir o cume do vulcão, que possui 3.776 metros de altitude, e começou a passar mal no Refúgio do Batalhão de Infantaria Militar (BIM), situado a 2.250 metros. A equipe de resgate, composta por brigadistas da Central de Incêndios, Comunicações e Emergências (ICE), chegou ao local por volta da meia-noite e iniciou a evacuação.



A operação mobilizou equipes das Centrais ICE de Junín de los Andes e San Martín de los Andes, além de membros do Exército Argentino. De acordo com o parque nacional, o homem não estava realizando turismo, mas participava de uma expedição organizada pelo Exército.

O resgate foi realizado utilizando uma maca Kong Lecco 2.0, com segurança adicional de corda semi estática. Após ser evacuado até a base do vulcão, o homem foi levado até o Centro de Informações de Tromen, a 50 km de Junín de los Andes, onde foi atendido por profissionais do Sistema Integrado de Emergências de Neuquén (SIEN) e segue sob observação.



O vulcão Lanín exige bom preparo físico para a ascensão, que conta com dois refúgios: o BIM, a 2.250 metros, e o do Club Andino Junín de los Andes (CAJA), a 2.450 metros. E mais: Incêndio atinge fábrica da Braskem em Camaçari. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: O Globo/La Nacion)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Macron vai ao calçadão de Copacabana antes da cúpula do G20

Na noite desse domingo (17), uma cena curiosa chamou a atenção de quem passeava pelo calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. Por volta das 23h, um grupo de homens vestindo ternos e gravatas, acompanhado de uma mulher, se destacou entre os transeuntes. Alguns pedestres e ciclistas que estavam no […]