Histórico: governo federal realiza cerimônia de privatização da Eletrobras

direitaonline



O Governo Federal, a Eletrobras e a B3 realizaram, nesta terça-feira (14), a cerimônia de capitalização da companhia, principal empresa do setor elétrico brasileiro. Na cerimônia, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que a operação foi complexa e “mexe com todas as dimensões da sociedade”. “Nós enfrentamos vários problemas, foi uma construção conjunta durante dois anos e meio”, discursou o ministro.

 

Próximos passos
A secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, disse que o aporte de R$ 5 bilhões da Eletrobras na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para redução de tarifas de energia, estabelecido como condição do processo de privatização da empresa, deve ser realizado até o final do mês de julho. A informação foi dada na B3 em logo após o toque de campainha de privatização da Eletrobras, cerimônia que contou também com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Esses recursos devem aliviar os reajustes nas contas de luz. “Em relação aos recursos que serão aportados para redução da pressão tarifária isso deve ocorrer até o final do mês de julho”, disse.

O presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, adiantou que entre os próximos passos do processo de privatização estão a assinatura dos contratos de concessão e a aprovação em assembleias de cada uma das subsidiárias [Chesf, Eletronorte e Furnas]. “A Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] já tem conhecimento, naturalmente, da precificação, e já pode fazer a convocação para a Eletrobras fazer a assinatura. Após a convocação, tem até 15 dias para fazer a assinatura. Depois, o Grupo Eletrobras vai realizar o pagamento ao Tesouro e o aporte na CDE em até 30 dias. Temos expectativa de que ainda no mês de julho isso aconteça”, disse.

E acrescentou: “A partir dessa assinatura do contrato, todos os documentos aprovados na proposta de administração e o novo estatuto já passam a ter vigência”, acrescentou. Sobre o novo quadro de acionistas da elétrica e sua composição, Rodrigo Limp disse que só deverá ser informado após a conclusão da oferta.

Assista abaixo ao discurso do ministro Guedes
(presidente Bolsonaro não discursou no evento)
E veja também: PGR pede a Moraes extinção da pena a Daniel Silveira e fim de medidas cautelares. Clique aqui para ver.


Quer apoiar nosso trabalho: Faça um PIX de qualquer valor. Isso nos ajuda muito a seguir lutando. A chave é: direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Agência Brasil
Foto: Palácio do Planalto

Gostou? Compartilhe!
Next Post

“No capricho”: Band bate Globo e renova com Fórmula-1 até 2025

O Grupo Bandeirantes de Comunicação renovou por mais três temporadas o compromisso de transmissão da Fórmula 1 para o Brasil. Assim, a Band assegurou a os direitos de transmissão da categoria máxima do automobilismo mundial até o final da temporada 2025. Conforme o acordo, a Band exibirá em TV aberta […]