O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez duras críticas nesta sexta-feira (29) ao vazamento de informações sobre a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5.000, divulgadas antes do anúncio oficial.
Durante entrevista à Record, Haddad afirmou que a antecipação desses dados gerou uma reação negativa do mercado financeiro em relação ao pacote fiscal de corte de gastos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
“Eu lamentei o vazamento, porque as pessoas, eu não sei de onde vazou, mas é muito desagradável quando você não percebe o nível de responsabilidade do agente público no patamar exigido pelo seu mandato, pelo seu exercício da sua função”, declarou o ministro.
De acordo com Haddad, o compartilhamento precoce e incompleto das informações causou uma “leitura equivocada” sobre as medidas fiscais que seriam implementadas. Ele destacou que o governo precisa garantir que, em casos de vazamento, uma autoridade competente seja responsável por esclarecer e corrigir qualquer interpretação errônea.
“Não adianta se queixar do mercado. ‘Ah, o mercado leu errado’. Cuida da comunicação, não deixa a informação vazar, quando vazar tem uma autoridade constituída para explicar, e aí você não vai ter problema”, afirmou o ministro. Veja abaixo! E mais: Laura Pausini sofre queda de palco durante show em Milão, na Itália. Clique AQUI para ver. (Foto: Ministério da Fazenda; Fonte: Poder360; R7)
Em entrevista à Record, Fernando Haddad diz que culpa de reação negativa do mercado é de membros do próprio governo que vazaram informações de forma imprecisa.
“Não adianta se queixar do mercado. Ah, o mercado leu errado. Cuida da comunicação, não deixe a informação vazar.” pic.twitter.com/F4PLuwZRic
— Samuel Pancher (@SamPancher) November 30, 2024