Acompanhando Lula (PT) Lula em visita à China, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que não conhece a loja Shein. Ao ser indagado por repórteres sobre a taxação de compras de até 50 dólares em sites estrangeiros, Haddad deu uma resposta ‘curiosa’ para alguém que ocupa o cargo de chefe da economia.
O ministro disse que não conhece a Shein, uma das empresas de e-commerce chinesas que mais têm vendido no Brasil. “Vocês falam da Shein como se eu conhecesse. Eu não conheço a Shein. O que eu sei é o seguinte: o único portal que eu conheço é o da Amazon, porque eu compro todo dia um livro, pelo menos. Quando você faz as coisas às claras, não tem problema. Se uma sobe o preço e a outra baixa, você vai ter a concorrência em condições de igualdade.”.
Segundo o portal E-commerce Brasil, a Shein tem faturamento de R$ 8 bilhões no Brasil base sólida de consumidores brasileiros. Mesmo há pouco tempo no Brasil – ele chegou ao país durante a pandemia, sua receita já se aproxima de grandes e consagrados vendedores brasileiros.
Fundada em 2008, na China, com o nome ZZKKO pelo empresário Chris Xu, a marca era especializada em vestidos de noiva. Depois passou a vender roupas femininas em geral e mais tarde adotou o nome “Sheinside”.
Foi a partir de 2010 que a empresa expandiu suas vendas fora do mercado chinês, começando a atuar em países como Alemanha, Rússia, Itália, Espanha e França. Aos poucos foi se expandindo e hoje vende para mais de 150 países. A marca passou a produzir seus próprios itens e, em 2015, adotou o nome “Shein”.