Pouco tempo atrás, uma das frases mais emblemáticas do mundo católico ecoou da Sacada Central da Basílica de São Pedro, no Vaticano: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” — “Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”.
Foi com essas palavras que o cardeal protodiácono Dominique Mamberti revelou ao público, em latim, o nome do novo pontífice: “Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali Prevost, qui sibi nomen imposuit Leo XIII”.
A tradução confirma: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi o escolhido para liderar a Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A eleição foi definida após quatro escrutínios durante o conclave.
Após a proclamação, o novo papa apareceu pela primeira vez para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro e concedeu a tradicional bênção “urbi et orbi” — à cidade e ao mundo. Em seu discurso inicial, ele homenageou o papa Francisco e destacou a importância do amor, da escuta e da compaixão: “todos que precisam da nossa caridade, presença, diálogo e amor”.
O Papa Leão XIV é Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos pic.twitter.com/WZqpukPBek
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 8, 2025
Nascido em Chicago, Prevost tem formação em matemática e entrou para a vida religiosa aos 22 anos, quando se uniu à Ordem de Santo Agostinho. Sua trajetória missionária o levou ao Peru em 1985, país pelo qual demonstrou profundo afeto. “Um povo fiel”, afirmou ao mencioná-lo em sua primeira fala como papa. Ele retornou ao Peru em 2014 como bispo de Chiclayo e se naturalizou peruano em 2015.
Descrito como um “moderado construtor de pontes”, Prevost é fluente em vários idiomas e tem perfil pastoral, além de sólida experiência na administração da Cúria Romana — características que, segundo analistas, o colocavam entre os nomes mais fortes para a sucessão papal.
A eleição exigia ao menos dois terços dos 133 votos dos cardeais eleitores — o equivalente a 89 sufrágios. Embora o número exato de votos não tenha sido revelado, a fumaça branca subindo da Capela Sistina às 13h07 (horário de Brasília) confirmou que o consenso havia sido alcançado. Cerca de 20 mil fiéis acompanharam emocionados o anúncio na praça em frente à Basílica.
Recebido por aplausos da multidão O Papa Leão XIV, o primeiro Papa americano na história, foi apresentado ao mundo. pic.twitter.com/jUTfvHK2Jd
— Brasil Paralelo (@brasilparalelo) May 8, 2025
Cardeal anuncia novo papa após conclave: Robert Prevost:
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
Apesar da origem… pic.twitter.com/AaLDC6pQie
— Brasil Paralelo (@brasilparalelo) May 8, 2025
🚨URGENTE – Papa Leão XIV se emociona e faz seu primeiro discurso e prega união entre os povos!
“Somos discípulos de Cristo, o mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor!” pic.twitter.com/SaJ96gVm8t
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) May 8, 2025