O jornalista Guga Chakra, correspondente da Globo e GloboNews nos Estados Unidos, comentou nessa quarta-feira (21) os desdobramentos de uma possível sanção do governo Trump ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A declaração ocorre após o senador Marco Rubio, membro do governo Trump, afirmar publicamente que há grandes chances de medidas punitivas contra Moraes serem adotadas. Segundo Rubio, as ações estariam sendo consideradas por causa de restrições à liberdade de expressão, especialmente no que diz respeito à censura de perfis nas redes sociais.
De acordo com Guga Chakra, a motivação por trás da reação americana envolve o bloqueio de contas de cidadãos dos Estados Unidos ou residentes no país, como é o caso dos comentaristas Rodrigo Constantino e Paulo Figueiredo.
Entre as possíveis sanções, destaca-se a inclusão de Moraes em uma lista que pode limitar seu acesso a serviços financeiros internacionais.
Ele pode ter cartão de crédito bloqueado e contas bancárias congeladas, já que muitos desses sistemas têm vínculos com instituições sediadas nos Estados Unidos, mesmo quando operam em outros países, explicou Guga.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que há uma “grande chance” de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes seja punido pelo governo americano com sanções. Saiba mais com @gugachacra.
➡ Assista ao… pic.twitter.com/NsXGtYyTLl
— GloboNews (@GloboNews) May 21, 2025