GSI diz ter derrubado 13 drones em eventos com Lula em 2024

direitaonline



O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança de Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares, abateu 13 drones desde o início do ano durante eventos públicos do presidente, informou o órgão.

O drone mais recente foi abatido em um evento em Diadema, São Paulo, enquanto Lula visitava as obras do Quarteirão da Educação. O evento com mais drones derrubados foi a caminhada de Dois de Julho, em Salvador (BA), onde três aparelhos foram neutralizados.

De acordo com o GSI, o avanço tecnológico permitiu a popularização do uso de drones. Para o Ministro do GSI/PR, Marcos Amaro, “quem lida com a segurança de autoridades precisa estar sempre vigilante para protegê-las. O GSI/PR acompanha a evolução tecnológica, obtendo equipamentos atualizados e capacitando constantemente seus agentes, mantendo-os preparados para todo tipo de eventualidade”.

O equipamento antidrones invade a frequência de comunicação de drones suspeitos e consegue estabelecer o controle do dispositivo-alvo.

Segundo uma reportagem de O Globo, desde o ano passado o GSI vem estudando melhorias no sistema de segurança do Palácio do Planalto e de Lula. Entre as medidas propostas está o reforço do uso de câmeras de segurança, após a identificação de pontos cegos nas câmeras existentes.

Além de adquirir mais câmeras, o plano inclui a instalação de vidros blindados e a implantação de raio-x nas guaritas. As adaptações de segurança não se limitam ao Palácio do Planalto, mas também abrangem outros palácios presidenciais em Brasília: Alvorada, Jaburu e a Granja do Torto.

Lula deve intensificar a agenda de viagens pelo país no segundo semestre devido às eleições municipais. Com isso, o GSI deve redobrar as atenções com o uso de drones nos eventos em que o presidente marcar presença. E mais: Polícia pede 90 dias para investigar Marçal por ‘tentativa de homicídio’. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Neymar processa 'sósia do Neymar'

Neymar entrou com uma ação judicial contra Eigon Oliveira, um dos seus sósias mais conhecidos, devido ao uso do termo “Sósia do Ney” como marca. A informação foi divulgada pela revista Veja na quinta-feira (11). Eigon Oliveira, que tem mais de 2,3 milhões de seguidores no Instagram, ganhou fama por […]