Justiça nega indenização a grávida que perdeu bebê após ser liberada por hospital com receita de Buscopan

direitaonline



Uma gestante entrou com ação indenizatória por danos morais contra um hospital, o Município de Guarapari e o Estado do Espírito Santo, após a morte do bebê ainda em sua barriga.

Segundo a autora, quando completou 39 (trinta e nove) semanas de gestação, ela passou a comparecer ao hospital de três em três dias, para acompanhamento de pré-natal.

Em uma visita, ela teria chegado sentindo dores na barriga, tendo sido medicada com Buscopam (antiespasmódico que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos) e liberada com a justificativa de não haver dilatação para o parto, além de ter sido informada, pela escuta do coração da criança, que estaria tudo bem.

Porém, no mesmo dia, no período da noite as dores teriam aumentado e ela retornado ao hospital, ocasião em que foi constatada, por exame de ultrassom, a morte do bebê, especificada como Anoxia Intra-Uterina e Insuficiência Placentária, ocorrida, segundo a autora, pela falta de tratamento adequado desde o primeiro relato das dores.

Em contestação, o Município de Guarapari argumentou, em preliminar de ilegitimidade passiva, ausência de responsabilidade. Já o Estado do Espírito Santo consignou a inexistência de conduta ilícita por parte dos médicos e a falta de comprovação do erro médico. O hospital, por sua vez, também defendeu a inocorrência de erro ou falha médica.

Após analisar documentos e depoimentos, o magistrado responsável pelo julgamento apontou ‘não ser possível’ identificar falhas na execução do atendimento, já que não havia sido indicado risco materno ou infantil, além de não haver elementos que permitiriam a interpretação da existência de omissão, imperícia e imprudência da equipe de saúde, assim como, não havia registros nos exames anteriores que pudessem sugerir o contexto de insuficiência ou possível sofrimento fetal, julgando, assim, improcedentes os pedidos autorais.


Fonte: TJ-ES
Foto: Pixa Bay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro é recebido por multidão no aeroporto e sai nos braços do povo em Ribeirão Preto

A velha cena se repetiu neste domingo (30). Em visita à cidade de Ribeira Preto (SP), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão no aeroporto da cidade, ouviu gritos de ‘mito’ e saiu em carreata pelo local onde acontece a AgriShow 2023. Aliás, Bolsonaro é o convidado especial […]