Governo Maduro parabeniza Trump pela vitória nos EUA

direitaonline



O governo venezuelano anunciou nesta quarta-feira (6) sua disposição em “estabelecer boas relações” com os Estados Unidos, após a eleição de Donald Trump para um novo mandato presidencial.

“A Venezuela estará sempre disposta a manter boas relações com o governo dos EUA, dentro de um espírito de diálogo, respeito e bom senso”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, por meio de um comunicado. No texto, o governo de Nicolás Maduro felicitou o povo americano e o presidente eleito, Donald Trump, pela sua vitória.Veja ao final da reportagem.



A Venezuela rompeu relações diplomáticas com os EUA em 2019, quando a Casa Branca, sob o comando de Trump, reconheceu o líder oposicionista Juan Guaidó como “presidente interino” da Venezuela.

À época, o governo Trump impôs sanções severas a Caracas, incluindo um embargo ao petróleo venezuelano. Essas sanções foram parcialmente flexibilizadas durante o governo de Joe Biden, que permitiu que algumas empresas de energia operassem no país.



O comunicado emitido pelo governo venezuelano não menciona diretamente as sanções impostas por Trump, mas enfatiza a importância do “reconhecimento da soberania e autodeterminação do povo” venezuelano. A mensagem destaca que “o povo da Venezuela compartilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos”, e expressa a aspiração de trilhar “um caminho de paz e justiça social”, onde a cooperação e o respeito mútuo sejam fundamentais.



Recentemente, Maduro declarou que o próximo líder dos EUA, fosse quem fosse, precisaria “falar, dialogar e compreender” o governo venezuelano. A reaproximação agora sinalizada por Caracas sugere um possível início de diálogo com a administração Trump, caso o novo presidente esteja disposto a uma postura de cooperação. . (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: O Globo)

Leia a seguir o comunicado, em português: “A República Bolivariana da Venezuela deseja expressar suas mais sinceras felicitações ao povo dos Estados Unidos da América pela realização das eleições presidenciais em 5 de novembro de 2024. Estendemos nossos parabéns ao Presidente Eleito Donald J. Trump por sua vitória neste processo democrático.



A Venezuela reitera sua disposição em estabelecer e manter relações construtivas com o governo dos Estados Unidos, fundamentadas em um espírito de diálogo, respeito e sensatez. Acreditamos firmemente que a cooperação entre as nações é essencial para enfrentar os desafios globais e promover o bem-estar de nossos povos.

Confiamos que este novo capítulo na política norte-americana abrirá oportunidades para fortalecer os laços entre nossas nações e trabalhar juntos em prol de um futuro mais pacífico e próspero.”.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministro Marinho 'bate boca' com Haddad em reunião sobre corte de gastos

Nos bastidores do Palácio do Planalto, as últimas reuniões para definir o pacote de cortes de gastos do governo foram marcadas por intensas discussões, conforme revela a colunista Vera Rosa, do jornal O Estado de São Paulo. De acordo com a jornalista, os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e da […]