Governo Lula fecha acordo com concorrente chinesa da Starlink

direitaonline



Três dias após Janja Silva, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva, ofender empresário Elon Musk, o governo brasileiro avançou com novos acordos com empresas ligadas à China.

Entre os principais acordos firmados está a parceria com a SpaceSail, considerada uma das maiores concorrentes da Starlink, de Musk, para a operação de serviços de internet via satélite no Brasil. Além disso, a administração brasileira firmou entendimento com a Administração Nacional de Dados da China, precisamente quando o presidente chinês, Xi Jinping, se encontra no Brasil para a Cúpula do G-20.



Em outubro, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esteve na China em uma missão para identificar alternativas às empresas de Musk. Durante sua visita, o ministro se reuniu com representantes da SpaceSail, empresa de Xangai, e com a GalaxySpace, de Pequim, ambas interessadas em expandir suas operações para o mercado brasileiro nos próximos anos.

 

O Ministério das Comunicações destacou que a missão também teve como objetivo discutir a cooperação entre os dois países nas áreas de telefonia, satélites e alinhamento das prioridades brasileiras para a próxima reunião dos Brics. “A SpaceSail está desenvolvendo um serviço de internet de alta velocidade por meio de um sistema de satélites de órbita baixa da Terra (LEO, na sigla em inglês).



A Administração Nacional de Dados da China apoia iniciativas de cidades inteligentes e desenvolve a infraestrutura digital, além de criar sistemas e padrões para a economia digital do país”, informou o ministério em nota oficial.

A visita também selou a continuação da sólida parceria entre Brasil e China. Em 2023, Lula e Xi assinaram mais de 20 acordos em áreas-chave como agricultura, ciência e tecnologia e meio ambiente. Em 2024, os dois países celebram meio século de relações diplomáticas, com a China sendo um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e membro relevante do Brics.



Essa aproximação com o governo chinês ocorre no contexto das tensões entre o governo brasileiro e Elon Musk. Recentemente, Lula criticou indiretamente o empresário, questionando a sua influência sobre governos e instituições.

Durante um evento da ONU, o presidente brasileiro disse: “De repente você tem um cidadão que se transformou no mais rico do mundo que ousa desafiar as constituições dos países que não concordam com ele. Aonde nós vamos parar? Aonde a democracia vai se sustentar?”, em clara referência ao embate entre Musk e o Supremo Tribunal Federal (STF). E mais: Compare a reação de Lula ao receber Milei em relação a outros líderes no G20. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fontes: Estadão; Ministério das Comunicações)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Mourão critica inclusão de militares no corte de gastos do governo Lula

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (19), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) acusou o governo de promover uma “gastança desenfreada” nos meses anteriores e agora adotar uma política de corte de gastos de forma “disfarçada”, segundo ele conduzida sem transparência, “em reuniões noturnas”. Mourão se manifestou contra a anunciada inclusão […]