O governo Lula, por meio de sua equipe de segurança, restringiu na última sexta-feira (17) a circulação de jornalistas em frente ao Palácio do Planalto. Segundo informações do portal Poder360, a área destinada aos profissionais foi delimitada com cones de trânsito.
“Ao longo do dia, a exigência foi flexibilizada, mas fotógrafos e cinegrafistas não puderam se posicionar à margem do espelho d’água do palácio, onde tradicionalmente ficam para registrar imagens da residência oficial”, diz a reportagem.
Ainda segundo o Pode360, com o auxílio de lentes teleobjetivas, que permitem fazer fotografias a grandes distâncias, no local interditado é possível captar imagens da movimentação na porta da residência oficial do presidente da República.
Por causa da restrição, não foi possível, por exemplo, captar imagens frontais de Lula embarcando em seu carro para pegar o voo para a Bahia, onde passará o Carnaval.
O Poder360 indica que a ordem havia partido de Ricardo Stuckert, fotógrafo de Lula e secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.