O ministro da Defesa, José Múcio, e a alta cúpula das Forças Armadas foram designados para a penúltima fileira de autoridades pelo governo Lula durante a cerimônia em referência ao ‘8 de Janeiro’, realizada nesta segunda-feira (8/1), no Congresso Nacional.
O cerimonial organizou um total de seis filas com lugares reservados. José Múcio, o chefe de Estado-Maior, general Fernando José Sant’Ana Soares, e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram alocados na quinta fileira. Ao lado da cúpula militar, estarão presentes o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
A sexta e última fileira foi destinada aos convidados do Palácio do Planalto, sem especificação de cargos. Na primeira fila, à esquerda do salão, estão reservados lugares para ministros do governo Lula, como Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Viera (Relações Exteriores), bem como para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
No lado direito do salão, as primeiras fileiras são destinadas aos governadores. O cerimonial reservou 20 cadeiras para os chefes dos executivos estaduais.
A participação dos atuais comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica no ato em alusão ao 8 de Janeiro foi uma demanda do ministro da Defesa. A avaliação é que a presença dos comandantes evidenciará o compromisso dos militares, que foram criticados por suposta complacência com os eventos golpistas de 2022, com a democracia brasileira.
E veja também: INSS: aposentados que ganham além do mínimo não terão aumento real. Clique AQUI para ver.