O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do DNIT, concluiu a recuperação de mais 40 quilômetros da BR-242, na Bahia. O trecho fica localizado entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A obra integra o contrato de manutenção e conservação da rodovia, que já revitalizou 96 quilômetros do local.
Localizado entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, o segmento se encontra na fronteira agrícola Matopiba, região compreendida pelo bioma cerrado e de grande produção de grãos, e faz conexão entre os estados da Bahia, Mato Grosso, Tocantins e Piauí. O investimento na região possibilita facilidade no escoamento das safras, além de encurtar a distância entre os portos.
As equipes do DNIT trabalharam na conservação preventiva como fresagem, microrrevestimento asfáltico e implantação de sinalização horizontal. Foram feitas também ações como tapa-buracos, reparos localizados com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), roçada, limpeza de bueiros e dispositivos de drenagem e recomposição de defensa metálica.
Distrito Federal
A Parceria entre os governos Federal e do Distrito Federal garantirá a duplicação de trecho com 24,6 quilômetros de extensão na BR-080, entre as cidades de Taguatinga e Brazlândia.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21), após reunião entre o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o governador Ibaneis Rocha. Serão investidos em torno de R$ 210 milhões em melhorias fundamentais à segurança viária e fluidez no tráfego, o que beneficiará o transporte de cargas, o turismo e o deslocamento dos moradores de municípios goianos vizinhos à capital federal.
“É nosso compromisso garantir o orçamento para 2023 e 2024, de forma que essa obra esteja pronta nos próximos dois anos”, afirmou o ministro. A previsão é de que o edital saia já em novembro e a licitação, em dezembro, o que dará celeridade às intervenções. “Isso mostra a importância de termos essa sinergia entre governos [Federal e locais]. Quando se tem essa sinergia, os resultados se maximizam e a gente pode trazer um retorno maior para a sociedade em relação aos investimentos”, destacou Marcelo Sampaio.
As obras serão concentradas em trecho onde a circulação de veículos se dá hoje em mão única, onde o fluxo é intenso. Por ali circulam diariamente cerca de 80 mil motoristas: são tanto pessoas que necessitam se deslocar de Brasília para o Entorno quanto profissionais do transporte de cargas, responsáveis pelo escoamento de produção e abastecimento de insumos na região Centro-Oeste.
A BR-080 também é conhecida como “rodovia da morte”, devido à quantidade de acidentes com óbitos registrados. Assim, a duplicação será fundamental para diminuir pontos críticos e salvar vidas.
#RODOVIAS | Parceria entre o MInfra e o Distrito Federal vai garantir a duplicação de 24,6 km da BR-080/DF, entre Taguatinga e Brazlândia. A intervenção beneficiará o turismo, o transporte de cargas e cerca de 80 mil motoristas que passam pela rodovia federal. pic.twitter.com/70ZuCpzS3P
— Ministério da Infraestrutura (@govminfra) October 21, 2022
E veja também: Jornal Nacional, da Globo, exibe depoimento de Neymar sobre Bolsonaro. Clique AQUI para ver.