O Governo Federal, por meio da ‘Autoridade Nacional de Proteção de Dados’ (ANPD), convocou a rede social X, pertencente ao empresário Elon Musk, para esclarecer alterações recentes em seus termos de uso. A partir do dia 15 de novembro, todo o conteúdo compartilhado na plataforma será utilizado para o treinamento da inteligência artificial (IA) generativa “Grok”, desenvolvida pela própria empresa.
A ANPD destacou a urgência em receber essas explicações, já que a data de implementação das novas regras está próxima. Contudo, o formato em que esses esclarecimentos serão dados ainda não foi definido pela empresa.
Embora a autoridade não tenha especificado o prazo para que a rede X responda à convocação, a ausência de uma resposta pode ser considerada uma “infração grave”, configurando obstrução à fiscalização, conforme explica a autarquia.
Atualmente, o X é alvo de uma investigação da ANPD para verificar se o uso de dados de usuários para o treinamento da IA “Grok” está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A ANPD afirmou que, até o momento, a empresa tem colaborado com as ações de fiscalização.
Este não é o primeiro caso de uma rede social sendo chamada a prestar esclarecimentos sobre o uso de dados para o treinamento de IA. Em julho, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, foi obrigada a suspender a coleta de dados de usuários brasileiros após a mudança em sua política de privacidade.
A empresa também precisou incluir uma opção para que os usuários pudessem recusar o uso de seus dados no treinamento da IA generativa Meta.AI. E mais: Nubank reconsidera Argentina: “impossível ignorar o que Milei está fazendo”. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: G1)