Governo Bolsonaro assina contrato para implantar trem intercidades em São Paulo

direitaonline



Um acordo de cooperação técnica assinado pelo Governo Bolsonaro, por meio do Ministério da Infraestrutura, em 4 de novembro, com o governo de São Paulo vai permitir a construção e a operação do trem intercidades, entre as cidades de São Paulo e Campinas.

Além disso, o documento também permite a segregação das linhas de carga e de passageiro, atualmente compartilhadas entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística.

Com vigência de 40 anos, o acordo possibilita a coordenação necessária para a implantação do Projeto TIC Eixo Norte, destinado ao transporte ferroviário de passageiros, que compreende inicialmente o eixo entre os municípios de Campinas, Jundiaí e São Paulo. Estão previstos três serviços: trem intermunicipal integrado ao sistema metroferroviário; serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros; e serviço expresso.

O primeiro terá 35,2 quilômetros e ligará a Estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha. Já o serviço parador, com 66 quilômetros, unirá Francisco Morato a Campinas e atenderá Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. O expresso terá 102 quilômetros para ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.

Malha Sudeste
Já o transporte de cargas e passageiros, sob responsabilidade da MRS, concessionária da Malha Sudeste, contempla os seguintes projetos: segregação entre a Água Branca e Jundiaí; segregação entre o Brás e Rio Grande da Serra (SP); e das adequações do trecho central compartilhado, entre a Água Branca e o Brás.


Fonte: Ministério da Infraestrutura
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

IPVA chegará mais caro ao consumidor em 2023

Todo começo de ano vem recheado de gastos, seguros, matricula escolar, materiais escolares, IPTU, IPVA entre outros. E com a disparada dos preços dos veículos, consequentemente os valores do IPVA também vão subir. E ninguém vai escapar, nem mesmo os donos de carros populares. A alíquota de IPVA é diferente […]