Um acordo de cooperação técnica assinado pelo Governo Bolsonaro, por meio do Ministério da Infraestrutura, em 4 de novembro, com o governo de São Paulo vai permitir a construção e a operação do trem intercidades, entre as cidades de São Paulo e Campinas.
Além disso, o documento também permite a segregação das linhas de carga e de passageiro, atualmente compartilhadas entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística.
Com vigência de 40 anos, o acordo possibilita a coordenação necessária para a implantação do Projeto TIC Eixo Norte, destinado ao transporte ferroviário de passageiros, que compreende inicialmente o eixo entre os municípios de Campinas, Jundiaí e São Paulo. Estão previstos três serviços: trem intermunicipal integrado ao sistema metroferroviário; serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros; e serviço expresso.
O primeiro terá 35,2 quilômetros e ligará a Estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha. Já o serviço parador, com 66 quilômetros, unirá Francisco Morato a Campinas e atenderá Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. O expresso terá 102 quilômetros para ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.
Malha Sudeste
Já o transporte de cargas e passageiros, sob responsabilidade da MRS, concessionária da Malha Sudeste, contempla os seguintes projetos: segregação entre a Água Branca e Jundiaí; segregação entre o Brás e Rio Grande da Serra (SP); e das adequações do trecho central compartilhado, entre a Água Branca e o Brás.